Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15705/2012 de 10 de dezembro
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 60,0 TP , Cód. 721713.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Identificar diferentes dimensões de análise
2. Escolher unidades de medida
3. Analisar o ciclo de vida do mercado
4. Conhecer os princípios da amostragem, da observação, das técnicas de entrevista e das técnicas de grupo de foco
5. Construir questionário
6. Analisar dados
Programa
1. Introdução - Conceitos
2. O processo de Estudos de Mercado
3. A indústria dos Estudos de Mercado
4. Definição do problema e determinar os objectivos de estudo
5. Fontes estandardizadas de informação
6. Observação. Grupos foco e outros métodos qualitativos
7. Métodos de recolha de informação
8. Determinação do tamanho de amostras
9. Relatório
Metodologia de avaliação
Em frequência, por um teste. Dispensa de exame com nota final igual ou superior a dez valores.
Em exame, por um teste. O aluno será aprovado com nota final igual ou superior a dez valores, e será reprovado com nota inferior a dez valores.
Bibliografia
- Hill, A. (2007). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo
- Vicente, P. (2012). Estudos de Mercado e de Opinião - Preincipios e Aplicações de Amostragem. Lisboa: Edições Sílabo
- Al., E. (2000). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote
(2012). Marketing Research. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Método Expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos de referência. Aulas Activas/Participativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, análise e discussão de estudos de caso, de artigos científicos e textos de apoio.
Software utilizado nas aulas