Publicação em Diário da República: Despacho n.º 25391/2008
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 109,0 TP , Cód. 70015.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudos de mercado
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca
Reconhecer os elementos de uma estratégia 
Programa
          1.	O que é o Marketing;
2.	Análise e estudos de mercado;
3.	Segmentação e Posicionamento;
4.	Políticas de marketing;
5.	O plano de marketing;
6.	Noções gerais de estratégia;
7.	Análise estrutural da indústria;
8.	Análise concorrencial;
9.	Vantagem competitiva.
Metodologia de avaliação
          A avaliação contínua implica a realização de um teste escrito (60%) assim como um trabalho de estudo de caso - com apresentação e discussão em aula(40%).
Avaliação em exame realização de um teste escrito (100%)
Bibliografia
          - Keller, K.  e Georgson, M. (2008). Strategic Brand Management. UK:  Prentice Hall
- Philip, K.  e Al., E. (2008). Principles of Marketing. UK:  Prentice Hall
- Philip, K. (1999). Marketing para o Século XXI. Lisboa:  Presença
- Al., E.  e Dionísio, P. (2010). Mercator XXI - Teoria e Prárica do Marketing. Lisba:  Publicações Dom Quixote
Método de Ensino
          Método Expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos de referência.
Aulas Activas/Participativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, análise e discussão de estudos de caso, de artigos científicos e textos de apoio. 
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















