Condições de Acesso
Aberta 2ª Fase de Candidaturas - até 26 de Setembro de 2014
Mestrado Europeu em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre 2014/2016
Instituto Politécnico de Tomar/Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
(Mestrado Erasmus Mundus , com o apoio da Comissão Europeia)
O Mestrado integra o Master Europeu Erasmus Mundus em Quaternário e Pré-História, o que permite aos alunos realizar 30% do curso numa das outras universidades da rede, e obter no final o Diploma Europeu Erasmus Mundus, emitido pelo IPT, UTAD, Universidade de Ferrara (Itália), o Instituto de Paleontologia Humana de Paris (França) e Universidade de Tarragona (Espanha). Os mestrandos poderão ainda frequentar parte dos seus estudos na Universidade Diliman, Filipinas.
Director: Prof. Doutor Luíz Oosterbeek
Comissão Directiva: Prof. Doutor Pierluigi Rosina (IPT), Prof. Doutor Artur Sá (UTAD) e o Prof. Doutor João Baptista (UTAD).
Processo de Candidatura:
Os interessados deverão dirigir requerimento de admissão ao curso e carta dirigida ao Director do Mestrado fundamentando o interesse no curso e a área de especialização pretendida (os interessados em preparar dissertação de Mestrado poderão indicar um tema eventual), anexando Curriculum Vitae, fotocópia de certificado de habilitações, fotocópia de bilhete de identidade / passaporte e de nº de contribuinte, e Boletim de candidatura.
Os candidatos que estejam a concluir licenciatura no corrente ano lectivo podem concorrer condicionalmente (esta situação deve ser mencionada no requerimento de admissão).
A documentação deve ser enviada por correio para:
Secretariado do Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre
Instituto Politécnico de Tomar
Av. Cândido Madureira, Nº 13, 2300-531 Tomar
Portugal
Tel. (+351) 249 346 363 / Fax. (+351) 249 346 366
Email: mestrados.gri@ipt.pt
Seriação de Candidatos: até 1 de Otubro de 2014
A seriação dos candidatos é efectuada pela Comissão Directiva do Mestrado, tendo por base os seguintes critérios, que são idênticos aos definidos pelo Mestrado Europeu Erasmus Mundus, num total de 100 pontos:
a) Classificação da Licenciatura (max.20)
b) Carta de motivação do candidato (max.15)
c) Conhecimento de inglês ou francês (max. 10)
d) Conhecimento de outras línguas (max. 5)
e) Experiência profissional em Arqueologia (max.20)
f) Qualificações adicionais, designadamente outros graus académicos ou publicações (Max. 5)
g) Adequação da temática de teses ou publicações anteriores (max. 20)
i) Idade (5 pontos para os menores de 30 anos)
Os candidatos podem ser submetidos a entrevista, sempre que a Comissão Directiva do Curso assim o entenda.
Áreas fundamentais de formação: Pré-História, Paleoantropologia, Geologia do Quaternário, Métodos e Técnicas em Arqueologia e Didáctica do Património.
Áreas fundamentais de especialização: Arqueologia Pré-Histórica, Arte Rupestre, Tecnologia Lítica, Tecnologia Cerâmica, Arqueologia Latino-Americana, Aplicações Informáticas à Arqueologia, Geo-arqueologia, Arqueometria, Arqueo-botânica, Paleobotânica, Zoo-arqueologia, Arqueologia Sub-Aquática, Gestão de Qualidade do Património (Colaboração do programa HERITY), Geologia do Quaternário, Pré-História e Gestão do Património. Outras especializações no quadro da rede Erasmus Mundus.
Bolsas de formação e investigação: Vale do Tejo, Espanha, França, Itália, Brasil e Angola (candidaturas subsequente à selecção dos Mestrandos).
Estatísticas de antigos diplomados: 70% a trabalhar em Arqueologia; 25% em Doutoramento.
Principais regiões de investigação: Vale do Tejo (Portugal e Espanha), Angola, Brasil.
Local: As aulas de Mestrado decorrem maioritariamente no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, Mação. Alguns módulos decorrem em Tomar e Vila Real (UTAD).
Regime: Presencial. A maioria dos módulos obrigatórios funcionará à 6ª feira e Sábado, sendo que alguns módulos funcionarão durante a semana.
Propina: Valor total: 2000,00 (1000,00 /Ano), acrescidos de 150,00 de taxa de inscrição + 2,00 de seguro escolar anual.
Matrículas: As matrículas (2ª fase) decorrerão de 6 a 8 Outubro de 2014 nos Serviços Académicos do IPT, sendo necessária a seguinte documentação: fotocópia de cartão de cidadão/bilhete de identidade /passaporte e Nº de Contribuinte (a entregar posteriormente no caso de alunos estrangeiros), 2 fotos tipo-passe, fotocópia de boletim de vacinas atualizado (vacina do tétano actualizada) e preenchimento de boletim de matrícula (a fornecer pelos Serviços). Deverão ainda pagar a taxa de inscrição (150,00 ) e seguro escolar (2,00 ).
Continuidade de estudos: Os formandos no âmbito do Mestrado poderão prosseguir os estudos para o Doutoramento Erasmus Mundus em Quaternário, Materiais e Culturas e Doutoramento em "Património".
Início de aulas: 9 de Outubro 2014
Organização
Mestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre em 2013/2014 (calendário 2014/2015 a disponibilizar brevemente)
Candidaturas Erasmus Mundus : Site da Universidade degli Studi di Ferrara (Itália)