IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Tomar

 

Cidade de Tomar

Tomar é uma cidade lindíssima, de tamanho médio, no centro de Portugal na região do Medio Tejo, localizada às margens do rio Nabão, que dá nome aos habitantes da cidade, os Nabantinos. Com cerca de 40000 habitantes, estende-se por uma área de 352km2, é composta por 11 freguesias e situa-se no distrito de Santarém, que por sua vez faz parte da Província do Ribatejo.

É uma cidade cheia de história com mais de 30 mil anos de ocupação humana neste território, um dos mais importantes pontos históricos de Portugal, foi sede das Ordens Militares dos Templários e de Cristo. Com uma área natural de grande valor patrimonial e turístico onde se integra a bela Albufeira do Castelo do Bode.

A cidade é atravessada pelo rio Nabão, afluente do rio Zêzere, que contribui para a bacia do rio Tejo, o mais extenso rio da Península Ibérica.

As ruas e praças do pitoresco centro de Tomar são organizadas seguindo um padrão de tabuleiro de xadrez. Por toda a cidade existem muitas casas interessantes com fachadas datadas dos períodos renascentistas, barroco e romântico. Numa pequena ilha no meio do rio Nabão existe um parque, o jardim do Mouchão que oferece bonitas vistas da cidade e dos seus arredores.

A cidade possui uma série de monumentos interessantes, incluindo o Convento de Cristo, classificado pela UNESCO, a Igreja de São Batista, a Sinagoga.

A cidade acolhe a maior parte dos serviços que persistem do seu passado industrial, mas estão a surgir novas oportunidades no campo do turismo, como artesanato de nova geração, gastronomia e serviços turísticos especializados.

 

Origens

A cidade foi fundada no século XII. Foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1147 e doada à Ordem dos Templários em 1159. Gualdim Pais, o Grão-Mestre da Ordem e mítico fundador da cidade, lançou a primeira pedra do Castelo e Mosteiro que viria a ser a Sede da Ordem em Portugal. O contrato foro ou feudal foi concedido à cidade em 1162 pelo grão-mestre. Os Templários governaram a partir de Tomar uma vasta região do centro de Portugal que se comprometeram a defender dos ataques dos Mouros. Tomar foi especialmente importante no século XV, quando foi um centro de expansão ultramarina portuguesa sob o comando de Henrique, o Navegador, Grão-Mestre da Ordem de Cristo, organização sucessora dos Templários em Portugal. Hoje, o Convento de Cristo é um dos monumentos mais notáveis do país, sendo incluído na lista do Património Mundial da UNESCO desde 1983.

 

Viver em Tomar

Locais interessantes para visitar em Tomar

Tomar atrai milhares de turistas durante todo o ano pelos seus variados monumentos e belezas naturais. Nos quais se incluem:

- O Castelo e Convento da Ordem de Cristo: Magnífico conjunto da arquitectura e arte do século XII ao XVI, é o principal monumento da cidade e um dos mais importantes de Portugal. Foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1983. Foi sede da Ordem dos Templários e, posteriormente, de sua sucessora, a Ordem de Cristo.

- Igreja de Santa Maria do Olival: esta igreja gótica (século XIII) foi construída como cemitério para os Templários. Na igreja foi sepultado Gualdim Pais, o fundador da cidade, e no seu interior conserva-se ainda a laje do túmulo original, datada de 1195 e com inscrição gótica.

- Sinagoga de Tomar: Tomar tem a sinagoga medieval mais bem preservada de Portugal. Foi construída em meados do século XV e possui um interessante interior com abóbadas góticas e colunas com capitéis clássicos. Desde 1939, alberga o pequeno Museu Judaico Abraão Zacuto, com interessantes peças relacionadas com a história judaica em Portugal.

- Igreja de São João Baptista (São João Baptista): A igreja matriz de Tomar localiza-se na praça principal da vila, em frente ao Município (século XVII) e a uma moderna estátua de Gualdim Pais. A igreja foi construída entre os séculos XV e XVI e apresenta muitos detalhes artísticos interessantes, como o portal gótico extravagante, a torre manuelina com relógio do século XVI, os capitéis decorados das colunas interiores da nave e vários painéis pintados na década de 1530 por um dos melhores artistas renascentistas de Portugal, Gregório Lopes.

- Capela de Nossa Senhora da Conceição (Nossa Senhora da Conceição): Capela construída entre 1532 e 1540 em puro estilo renascentista, iniciada por João de Castilho e terminada por Diogo de Torralva. Pretendia ser a capela funerária do rei João III. A sua bela e clara arquitectura torna-a num dos mais notáveis edifícios do início do Renascimento em Portugal.

- Igreja e Convento de Santa Iria: Situada na margem superior do rio Nabão, esta construção do início do século XVI possui um belo portal e altar renascentista, bem como pormenores arquitetónicos manuelinos.

- Centro Histórico: O centro histórico de Tomar também merece uma visita. Contém o maior conjunto monumental do centro de Portugal e atrativos naturais como o rio, os açudes, a ilha-jardim (o chamado Mouchão), bem como ricos detalhes arquitetónicos de estilo renascentista.

 

Museus

Os museus mais importantes são:

- Museu dos Fósforos - com cerca de 50 000 peças, é o maior da Europa.

- Museu de Arte Contemporânea - acolhe obras de grandes artistas contemporâneos portugueses como Almada Negreiros, Vespeira e Cutileiro. Coleção doada pelo Professor José Augusto França.

- Museu Luso-Judaico Abraham Zacuto - instalado na sinagoga, o museu é um testemunho muito importante da presença da cultura judaica no país e no mundo.

 

Desporto

Para além das instalações desportivas do campus do IPT, a cidade oferece ainda diversas unidades desportivas como um moderno estádio e um pavilhão multifunções, um novo complexo desportivo com excelentes condições para a prática de natação e hidroginástica, ténis, squash, ginástica, ioga e dança.

 

Vida cultural

Tomar é o lar de inúmeras atividades culturais. O Cine-Teatro Paraíso localizado no centro da cidade oferece teatros, concertos e cinema.

O Convento de Cristo também é palco de várias peças de teatro e jantares renascentistas oferecidos ao longo do ano. Os amantes da arte devem visitar os museus ou a galeria de arte da Câmara Municipal, onde exposições temporárias são realizadas durante todo o ano. Os Lagares d'El Rei (antigos lagares de azeite) também acolhem várias apresentações de música e dança.

 

Festas Locais

A Festa dos Tabuleiros é a festa mais importante e ocorre a cada quatro anos durante a primeira semana de julho. É um magnífico evento dedicado ao Espírito Santo que envolve vários meses de trabalho e atrai a Tomar cerca de 500 000 visitantes. Centenas de tabuleiros tradicionais decorados com flores de papel e pães são carregados por mulheres vestidas de branco acompanhadas por homens de calça preta, camisa branca e gravata vermelha que formam uma procissão e caminham pelas ruas da cidade.

 

A Feira de Santa Iria decorre todos os anos no dia 20 de outubro e é dedicada a Iria, a padroeira de Tomar. Inclui uma feira popular e uma grande procissão com flores atiradas ao rio Nabão, local onde segundo a lenda a santa foi depositada após ter sido sacrificada.

 

O Festival da Sopa é um evento gastronómico realizado todos os anos em maio, onde uma grande variedade de deliciosas sopas preparadas por restaurantes locais podem ser degustadas e saboreadas.

 

Clima

Tomar goza de um clima temperado ameno. A temperatura média anual é de 19ºC com verões quentes e invernos muito amenos.

 

Mais informações: www.gri.ipt.pt

 

 
 
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado