IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Centro de Informática e Sistemas

Aroma a Tecnologia e Sistemas de Informação

 


Joaquim Pombo da Silva Dias, Responsável

Célia Oliveira, Secretariado;

 

Criação, apoio e desenvolvimento das infraestruturas em Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar e respectivas unidades orgânicas.

Objetivos

 

O CIS - Centro de Informática e Sistemas - tem como objectivos garantir o funcionamento e desenvolvimento da infraestrutura informática do Instituto Politécnico de Tomar e respectivas unidades orgânicas, para cuja consecução deverão ser desenvolvidas atividades e ações que se entenderem convenientes, cumprindo designadamente:

  • Na área de Administração de Sistemas compete garantir a elevada disponibilidade das aplicações instaladas no IPT, bem como a monitorização e manutenção constantes dos sistemas e equipamentos centrais instalados no DataCenter IPT. (Apoio à gestão de servidores aplicacionais, Serviços web e alojamento, Serviços de correio electrónico, Administração da infraestrutura de virtualização, Gestão de licenças e WSUS, Gestão da infraestrutura de antivírus, Gestão da infraestrutura de Active Directory, Gestão dos Backups, Auditorias de segurança);
  • Na área de Serviços de Comunicações compete manter em funcionamento a infraestrutura de comunicações de dados e voz e serviços associados do IPT. Como tal o seu objetivo principal é assegurar a operacionalidade, disponibilidade, adequação e segurança dos recursos e serviços de comunicações que disponibiliza a toda a comunidade académica do IPT (Gestão da rede de dados, gestão de largura de banda e priorização de serviços, Gestão das firewalls, Gestão da rede wireless (eduroam), Gestão da infraestrutura e manutenção do serviço VoIP e Rede cablada e não cablada);
  • Na área de Sistemas de Informação compete garantir a Manutenção dos Sistemas de Informação do IPT, Administração de bases de dados, Cópias de segurança da infraestrutura de servidores da responsabilidade do CIS-IPT, Produção de informação para elaboração de estatísticas, assegurar os mecanismos/procedimentos para a qualidade dos dados disponíveis no SI, Gestão do endereço de email institucional, Elaboração/manutenção das páginas, sites e portais;
  • Na área de Suporte Técnico e Serviços de Apoio ao Utilizador, compete apoiar os utilizadores que utilizem recursos e sistemas de informação institucionais (software e hardware), (Gestão de salas de informática, HelpDesk e apoio técnico à comunidade académica, Gestão do serviço de impressão);
  • Na área de Desenvolvimento de Aplicações, compete conceber, planear e coordenar o desenvolvimento das aplicações, em apoio direto à Presidência ou em resposta a necessidades transversais identificadas na estrutura o IPT, cuja concretização esteja a cargo do CIS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


Telefone - 249328207 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail - cis@ipt.pt
Gabinete - A211 - Tomar - Campus
Site - www.cis.ipt.pt
Horário de funcionamento
Atendimento:
Segunda-feira a sexta-feira
Manhã: 09:00 - 13:00
Tarde: 14:00 - 17:00

Localização: 2.º piso do edifício A do polo principal do Instituto Politécnico de Tomar.

Telefones:
CIS: 249 328 207 (Chamada para a rede fixa nacional)
IPT: 249 328 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

 

Notícias | Agenda

NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado