Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12805/2021 - 29/12/2021
6 ECTS; 1º Ano, Anual, 80,0 TP , Cód. 60248.
Docente(s)
- Tiago Manuel Henriques Carrão (1)(2)
- Fábio Miguel Lopes Ferreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
A. Descrever a estrutura de um documento Web;
B. Descrever as componentes e a estrutura do DOM (Document Object Model);
C. Descrever as classes de objetos Web: propriedades e métodos;
D. Desenvolver código em XHTML5, CSS3 e JavaScript;
E. Desenvolver código através da biblioteca JQuery;
F. Desenvolver aplicações gráficas;
G. Implementar conteúdos, interfaces e aplicações Web;
H. Desenvolver manipulação dinâmica de objetos Web;
I. Implementar conteúdos, interfaces e aplicações Web interativas, reativas, gráficas e animadas.
J. Conhecer IDEs disponíveis (Sublime Text, Visual Studio Code, etc) para desenvolvimento em HTML, HTML5, CSS, CSS3, Bootstrap.
Programa
1. Normas do Consórcio W3C e evolução das tecnologias WEB; a Linguagem HTML5; Estrutura HTML; Estilos CSS; o "Document Object Model" para os objetos Web; a 5.ª Norma Restrita; representação de objectos Web;
2. Estrutura, organização, hierarquia e atributos dos objetos Web; sintaxe das "tags"; atributos de identidificação e atributos de subclassificação;
3. Codificação de objetos de conteúdo, com cabeçalhos, parágrafos, listas e tabelas; codificação de estruturas de continência com divisórias; gestão de hierarquias de apresentação;
4. Linguagem CSS: sintaxe dos seletores; classes, subclasses, pseudo-classes e objectos; sintaxe, atributos e respetivos domínios de atribuição; hierarquias dos padrões de estilo;
5. Representação de dados complexos em javaScript, integrando átomos (estados boleanos, números e cadeias de caracteres) em objetos e em listas e em estruturas combinadas;
6. Linguagem javascript: sintaxe; propriedades e métodos das classes do DOM; classes de javaScript: Propriedades e métodos; gestão de formulários; técnicas de motion; o elemento Canvas; produção de dinâmica de conteúdos; Hierarquias funcionais; interfaces e aplicações WEB com características interativas, gráficas e dinâmicas;
7. Eventos, escutadores de eventos e desencadeamento de acções por eventos; comportamentos; Manipulação dinâmica de objetos Web via os seus conteúdos e atributos de estilo; comportamentos; interacção avançada;
8. O objeto Canvas: contextos gráficos, métodos e propriedades gráficas; atributos geométricos e atributos gráficos; funções gráficas;
9. Tipologias de Animação: autónoma, interativa e guiada; iterações, esperas e paragens;
10. Desenvolvimento de projetos, com apresentação dinâmica de conteúdos, com exigências algorítmicas e com interação gráfica.
Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de 2 mini-projetos web do lado do cliente:
1. Implementação de um website (HTML e CSS) - 40%.
2. Implementação de um website interativo (HTML, CSS, JS) - 60%.
O processo de avaliação é realizado em sessão de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.
Bibliografia
- Data, R. (0). w3schools.com - THE WORLD'S LARGEST WEB DEVELOPER SITE. Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://www.w3schools.com/
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston:: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- Terlson , B. e International, E. (0). ECMAScript 2018 Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://262.ecma-international.org/9.0/
Método de Ensino
1. Aulas de prática laboratorial por turmas em ambiente de desenvolvimento de software;
2. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.
Software utilizado nas aulas
Visual Studio Code; Browser (Google Chrome, Opera, etc.)
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)