Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
8 ECTS; 2º Ano, Anual, 120,0 TP , Cód. 658915.
Docente(s)
- Marco Batista (2)
- João Simões (2)
- Carlos Silvério (2)
- Vera Simões (1)(2)
- Liliana Ramos (2)
- Vítor Milheiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
MÓDULOS: ATIVIDADES GINÁSIO E FITNESS (AGF); CANOAGEM (CG); JUDO (JD); HÓQUEI PATINS (HP)
AGF: 1. Conhecer a área do Health & Fitness, atividades, principais conceitos e contexto socioprofissional; 2. Iniciação à prática de intervenção pedagógica em aulas de grupo e sala de exercício.
CG: Conhecer: a estrutura federativa da Canoagem em Portugal, as especialidades e os respetivos regulamentos; as características dos diferentes contextos de aplicação das atividades de Canoagem; os tipos de embarcações, os equipamentos e os acessórios; conhecer e dominar as técnicas básicas de propulsão, direção e reequilíbrio nas especialidades da canoagem águas lisas e águas bravas; saber analisar os locais de prática e inventariar os respetivos perigos.
JD: 1. Conhecer a modalidade do Judo, atividades, principais conceitos e contexto de intervenção socioprofissional; 2. Iniciar a prática de intervenção pedagógica em aulas de iniciação à modalidade e práticas de treino de competição; 3. Conhecer regras e gestos da arbitragem na modalidade.
HP: Caracterizar a modalidade, conhecer a sua organização e enquadramento histórico. Iniciação à patinagem e introdução ao Hóquei em patins nas componentes de Patinagem Hoquista e Manejo de Setique.
Programa
AGF: A.Área do Health & Fitness; B.Contexto socioprofissional; C.Enquadramento legal; D.Instituições de Fitness; E.Conceito Health & Fitness; F.Componentes da condição física (CF); G.Capacidades físicas; H.Atividades de Fitness e relação com as componentes da CF; I. Componentes estruturais do treino e monitorização da intensidade; J.Estrutura das aulas; K.Equipamento; Materiais e Higiene; L.Música; M. Ordens de comando; Métodos de aula; O.Intervenção pedagógica.
CG: História e evolução da canoagem em Portugal e no Mundo; estrutura e regulamentos: a federação, as associações e os clubes; as embarcações: desenhos e características; o vestuário e os acessórios; material e equipamentos; encostos lombares e reservas de flutuação; Armazenamento e conservação do equipamento; locais de prática e condições atmosféricas; níveis de dificuldade dos rios e dos mares; técnicas e manobras; especificidades da canoagem em águas bravas; segurança e salvamento; normas de conduta ambiental e ética.
JD: Aspetos fundamentais do Judo e espaço de prática; História do Judo; Princípios e valores; Regras no dojo e tatami; Ukemis (quedas); Jogos de luta e progressão pedagógica; Técnicas de: controlo, imobilizações, estrangulamento, luxação, projeção, braços/mãos, anca, pernas, sacrifício. Regras de competição.
HP: A. História e desenvolvimento da patinagem e do hóquei em patins; B. Caracterização da modalidade; C. Regras de Jogo; D. Iniciação à patinagem (Conteúdos específicos, Regras de Segurança, Fases de Aprendizagem e Princípios de Intervenção); E. Patinagem Hoquista e Manejo de Setique; F. Intervenção pedagógica.
Metodologia de avaliação
Em cada módulo o estudante pode optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O estudante deverá cumprir um mínimo 2/3 de presenças em cada um dos módulos da UC para poder aceder à AvC. Os estudantes em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.
AGF: AV. Cont. Teste prático (50%; mín. 10 v); 2 Tarefas na aula (25%+25%).
Ex. Final Teste Teórico (25%; mín. 10 v); Teste prático (50%; mín. 10 v); Prova oral (25%; mín. 10v).
CG: AV. Cont. Teste prático (30%; mín. 10 v); Competências Técnicas (50%; mín. 10 v); Atitudes (20%; mín. 10 v).
Ex. Final Exame Teórico (50%; mín. 10 v); Exame prático (50%; mín. 10 v)
JD: AV. Cont. Teste Teórico (40%); Teste Prático (55%); Tarefas na aula (5%). Nota mínima 10 a cada parâmetro.
Ex. Final Exame Teórico (50%; mín. 10 v); Exame prático (50%; mín. 10 v)
HP: AV. Cont. Prática Pedagógica (50%; mín. 10 v); Tarefas na aula (25%; mín. 10 v); Exposição de Conteúdos (25%; mín. 10 v).
Ex. Final Teste Teórico (25%; mín. 10 v); Teste prático (50%; mín. 10 v); Prova oral (25%; mín. 10v).
Classificação final UC = (AGF + CG + JD + HP) / 4
Bibliografia
- Calvo, A. (2008). Las Tecnologías de la Informacíon en los deportes colectivos: valoración del rendimiento deportivo. In F. Tavares, A. Graça, J. Garganta, & I. Mesquita (Eds.), . Porto - FDEUP: .), Olhares e Contextos da Performance nos Jogos Desportivos
- Franco, S. e Santos Rocha, R. e Ramalho, F. e Vieira, I. e Ramos, L. (2024). Tendências do Fitness em Portugal 2021-2024.Retos, 57, pp. 88-100.
- Garcia, J. (2006). Judo. Juegos para la mejora del aprendizaje y la tecnica.. Esoanha: Paidotribo
- Guillion, L. (1994). Canoeing. USA: Human Kinetics Publishers
Método de Ensino
A.Exposição Conteúdos;B.Discussão de situações apresentadas sobre o contexto real; C.Autoanálise da prática pedagógica;D.Questionamento; E.Aulas práticas;F.Prática pedagógica;G.Exposições em grupo e tutoria académica;H.Observações;I.Avaliações
Software utilizado nas aulas
Para além da utilização do word, excel e power point, durante a lecionação das aulas, os estudantes irão utilizar um conjunto de softwares relacionados com os conteúdos programáticos tal como se pode observar infra.
AGF: Sony Sound Forge, Mix Maister.
CG: windguru, kayaks Nelo, Memosoft.
JD: Web QDA, Athlete Analyzer e FRAMI.
HP: Sony Vegas, video editing; Google Classroom; Flipgrid.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável