Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 612514.
Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)
- Bruna Isabel Batista do Nascimento (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
- Fornecer conhecimentos e competências que permitam compreender a estrutura da distribuição turística;
- Dar a conhecer os conceitos e terminologias utilizadas pelos intermediários em turismo;
- Elaborar e comercializar pacotes turísticos;
- Conhecer e dominar o sistema de distribuição global.
- Consultar disponibilidades de voos
- Efetuar reservas de avião, incluindo pedidos especiais e outros elementos opcionais
- Efetuar alterações a reservas realizadas
- Consultar as notas das tarifas alterações e cancelamentos
- Calcular o preço de uma viagem
- Fazer orçamentos de viagens
Programa
1. Programação de Pacotes Turísticos
1.1. O programa turístico
1.2. Tipos de programa turístico
1.3. O pacote turístico: conceito e classificações
1.4. Terminologia utilizada para definir o pacote turístico
2. O Trade Turístico
2.1. Operadores Turísticos
2.2. Operadores Turísticos Vs Operadores de mercado
2.3. Agências de viagens: Atributos, competências e legislação
3. Sistemas de Distribuição Global (GSD)
3.1. O contexto dos GDS
3.2. Os Sistemas Globais de Distribuição
3.3. A distribuição turística na internet
4. Introdução ao GDS Galileo
4.1. Elaboração da reserva
4.2. Consulta de horários: frequência de voos e disponibilidades
4.3. Campos obrigatórios da reserva
4.4. Campos opcionais
4.5. Serviços especiais e marcação de lugar
4.6. Venda de serviços auxiliares carrinho de compras
4.7. Alterações/cancelamento da reserva
4.8. Atualização de Status Codes
4.9. Divide Booking File
4.10.Tarifas
4.10.1. Consulta das Notas restrições para alterações e cancelamento
4.10.2. Tarifar reservas diferentes tipos de Fare Quote
4.10.3. Branded Fares
4.10.4. Tipos de passageiros (adulto, criança, bebé, etc) ;
4.10.5. Procurar a melhor tarifa shopping;
4.10.6. Elaborar orçamentos para os clientes.
4.11. Emissão de Documentos
4.11.1. Familiarização com os campos do bilhete;
4.11.2. Emissão de bilhete eletrónico;
4.11.3 Cancelamento de bilhetes;
5. Elaboração e comercialização de pacotes;
5.1. A produção turistica;
5.2. O desenho do circuito turístico;
5.3. A operação turística.
Metodologia de avaliação
1. Avaliação contínua:
1.1. Teste escrito - 40% da nota final - o aluno/a, no mínimo, deve obter 7,5 valores para permanecer em avaliação contínua;
1.2. Trabalho prático #1 (em grupo) - equivale a 40% da nota final em avaliação contínua;
1.3. Trabalho prático #2 (individual) - a realizar na sala de aula - equivale a 20% da nota final em avaliação contínua.
2. Época de Exames:
2.1. A classificação no exame escrito equivale a 100% da nota para os alunos que não participaram na avaliação contínua.
2.2. Para o caso dos alunos que participaram na avaliação contínua e reprovaram, mas cujos trabalhos obtiveram aproveitamento, estes serão contemplados na avaliação final (contam 60% da nota final), desde que os alunos sejam classificados, pelo menos, com 7,5 valores no exame escrito (que assim contará em 40% para a sua nota final.
Bibliografia
- Abranja, N. e Magalhães, C. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel
- Archer, J. (2003). Manual of Travel Agency Practice. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Chan, N. (2011). Circuitos turísticos - Programación y Cotización.. Buenos Aires: Ediciones Turísticas de Mario Banchik
- Holland, J. e Leslie, D. (2017). Tour Operators and Operations. Wallingford: CABI
Método de Ensino
As aulas teórico-práticas terão como finalidade munir o aluno com ferramentas e conhecimentos essenciais à atividade específica das agências de viagens e turismo, assim como capacitar o aluno no Software Galileo.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams; Zoom; Mendeley e Galileo
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)