Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 de 12/11/2021 + Despacho n.º 2436/2023 de 17/02/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP , Cód. 601617.
Docente(s)
- Isabel Maria da Silva Rodrigues Pinto dos Reis (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Compreender os novos desafios da função de GRH ao nível das competências e da performance;
2. Diagnosticar e avaliar competências;
3. Compreender o papel da formação no desenvolvimento de novas competências;
4. Identificar e caraterizar métodos e técnicas de avaliação de desempenho. 5. Avaliar o processo de avaliação de desempenho.
ODS: 4. Educação de qualidade. 8: Trabalho digno e crescimento económico. 10. Reduzir as desigualdades.
Programa
1.Competências.
2.Gestão de competências e do conhecimento.
3.Modelos de diagnóstico e intervenção.
4.Enquadramento da avaliação de desempenho na política e nos sistemas de GRH. 5.Objectivos da avaliação de desempenho 6.Instrumentos da avaliação de desempenho 7.Princípios psicométricos
8.Fontes de avaliação.
9.A comunicação na avaliação de desempenho.
10.Formação da avaliação de desempenho.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 1 Trabalho de Grupo (40%:apresentação oral+ respetivo relatório)+Frequência (40%) + Exercícios em aula (10%)
Avaliação Final: Exame (100%)
Ficam aprovados os alunos que obtiverem na avaliação contínua ou no exame nota maior ou igual a 9,5.
Bibliografia
Método de Ensino
A metodologia pedagógica inclui a exposição sistematizada, exercícios práticos e discussões em sala de aula, análise de casos (em pequenos grupos) e trabalho autónomo de estudo e análise de sistemas de avaliação.
Software utilizado nas aulas
N/A.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº237 de 12/03/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)