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Gestão de Empresas

Marketing Operacional

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152321.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1.Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e estratégias da política de produto incluindo a gestão do portefólio de produtos, o desenvolvimento de novos produtos e a criação de valor através do brand equity.
2.Analisar e definir estratégias de fixação de preços eficazes, considerando fatores internos e externos, critérios de definição de preços e a resposta do mercado-alvo às variações de preço.
3.Explicar e aplicar os modelos de distribuição através da avaliação do papel dos intermediários, da escolha dos canais e das diferenças entre a distribuição de bens e serviços, bem como o impacto do merchandising no ponto de venda.
4.Desenvolver e implementar planos de comunicação de marketing, integrando os diferentes elementos do mix da comunicação alinhados com o comportamento do consumidor.
5.Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e desafios reais do marketing operacional, através da formulação de estratégias e da utilização prática das ferramentas do marketing mix em estudos de caso e simulações empresariais.

Programa
0. A Interligação entre o Planeamento Estratégico e o Planeamento Operacional
1. Política de Produto
1.1. O Conceito de produto no marketing
1.2. Desenvolvimento e gestão de produtos
2. Política de Preço
2.1. Definição e determinantes do preço
2.2. Estratégias e critérios de fixação de preços
2.3. Regulação de preços
3. Política de Distribuição
3.1. Estrutura e função da distribuição
3.2. Canais de distribuição e Merchandising
4. Política de Comunicação
4.1. O Processo de comunicação e decisão de compra
4.2. O Mix de comunicação de marketing
4.3. Planeamento da comunicação

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho prático (T1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores; Teste escrito (T2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:
Prova escrita (100%)
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Dionísio , P. e Outros, . (2018). Mercator 25 Anos. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Donnellan, J. (2014). Merchandising Buying and Management. London: Bloomsbury
- Kotler, P. e Armstrong, G. (2020). Principles of Marketing. UK: Pearson
- Et All, . e Keller, K. e Kotler, P. (2021). Marketing Management. (Vol. ). : Prentice

Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº237 de 12/03/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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