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Tecnologia no Desporto

Estágio

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

30 ECTS; 2º Ano, Anual, 30,0 TP + 640,0 E , Cód. 658921.

Docente(s)
- Liliana Ramos (2)
- Vera Simões (2)
- Carlos Silva (2)
- Manuel António Anjos Neto de Azevedo (2)
- Mauro Miguel (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos.

Objetivos
Integrar a formação do desportista numa perspetiva pedagógica de cidadania e transmissão de valores fundamentais no quadro de uma sociedade aberta e democrática; Promover o reconhecimento e a resposta adequada a cada situação, às questões morais, éticas, estéticas, ecológicas, legais e deontológicas que se lhe deparem no exercício da sua atividade profissional; Confrontar os estudantes com os problemas suscitados pelo exercício profissional na área do desporto, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias e de conhecimentos adequados à sua resolução; Expor o aluno-estagiário perante diferentes modalidades, permitindo-lhe identificar e reconhecer atividades, funções e tarefas de maior gosto pessoal e, consequentemente, de prosseguimento académico e profissional; Fortalecer competências e atitudes para uma boa integração profissional, no que concerne às relações interpessoais, disponibilidade pessoal e
serviço inovador; Vivenciar a dinamização de eventos desportivos em contexto de formação e de competição; Proporcionar experiências profissionais acompanhadas; Proporcionar a exploração dos conteúdos letivos/conhecimentos adquiridos à realidade do mundo do trabalho na área da tecnologia do desporto; Mobilizar recursos tecnológicos de apoio ao desenvolvimento desportivo; Possibilitar o estudo e conhecimento das formas de organização e de trabalho específicos das entidades que laboram no âmbito do treino
desportivo; Permitir ao aluno explorar e experimentar propostas de inovação profissional;
Desenvolver um espírito criativo e crítico nas soluções propostas.

Programa
1. Atividades de experiência profissional acompanhada, com desenvolvimento de autonomia progressiva, no âmbito científico e tecnológico do treino desportivo e competição. 2. Planeamento, execução, avaliação e interpretação do treino desportivo e competição.

Metodologia de avaliação
Para além do cumprimento do número de horas de estágio estabelecidas (750 horas de trabalho totais, das quais 30H de contacto e 640H de estágio), a avaliação da Unidade Curricular é desenvolvida continuamente pelo aluno-estagiário através das seguintes atividades e tarefas:

Plano Individual de Estágio, PIE (20%) - documento único produzido no início do estágio;
Planeamento, Intervenção e Reflexão, PIE (60%) - atividades e tarefas desenvolvidas semanalmente;
Relatório Final de Estágio, RFE (20%) - documento único produzido no final do estágio;

A avaliação final da unidade curricular é obtida através da seguinte fórmula,

UC = (PIEx0.20) + (PIRx0.60) + (RFEx0.20),

tendo esta que apresentar uma classificação mínima igual ou superior a 9.50 valores para que o estudante seja aprovado:

Bibliografia

Método de Ensino
O principal método de ensino é a própria vivência diária e semanal das atividades e tarefas desenvolvidas na entidade acolhedora. Além desta, as reuniões periódicas realizadas com o orientador académico são outra forma de ensino.

Software utilizado nas aulas
O orientador académico fará utilização do software Microsoft Office para a elaboração e partilha temática de assuntos do interesse dos estudantes e da Plataforma Teams (ou Zoom/Colibri) para a realização das reuniões semanais com os alunos em estágio.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

 


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