Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 52,50 TP , Cód. 65892.
Docente(s)
- Pedro Reis (1)(2)
- António Moreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Ao concluir esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1 - Identificar e descrever a estrutura anatómica dos principais sistemas do corpo humano, incluindo os sistemas esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário e endócrino.
2 - Compreender a fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano, analisando os mecanismos básicos que regulam suas funções.
3 - Explicar a relação entre os diversos sistemas corporais, entendendo como eles trabalham em conjunto para manter a homeostasia.
4 - Distinguir os processos básicos da regulação fisiológica, como mecanismos de controlo neural e hormonal.
5 - Relacionar os fundamentos da anatomia e fisiologia com situações do dia a dia e atividades básicas do movimento humano.
6 - Aplicar conceitos básicos da anatomia e fisiologia na interpretação de sinais vitais e funções corporais normais.
7 - Ter uma base sólida de conhecimento que sirva de suporte para disciplinas mais avançadas na área do desporto.
Programa
1. Organização geral do corpo humano
1.1. Noções básicas de fisiologia celular
1.1.1. Organização geral da célula eucariótica
1.1.1.1. Núcleo
1.1.1.2. Citoplasma e organelos citoplasmáticos
1.1.2. Membrana plasmática
1.1.3. Transporte de membrana
1.1.3.1. Transporte passivo
1.1.3.2. Difusão facilitada
1.1.3.3. Transporte ativo
1.2. Organização tecidual
1.2.1. Tecido conjuntivo
1. Fundamentos da Anatomia e Fisiologia
1.1. Organização estrutural do corpo humano
1.1.1. Níveis de organização do organismo
1.1.2. Características da vida e processos fisiológicos essenciais
1.1.3. Homeostasia e mecanismos de regulação
1.2. Terminologia anatómica
1.2.1. Posição anatómica e planos de referência
1.2.2. Termos direcionais e regionais
1.2.3. Cavidades corporais e membranas
2. Estruturas e Processos Celulares
2.1. Organização celular
2.1.1. Estrutura e função da célula eucariótica
2.1.2. Organelos celulares e suas funções
2.1.3. Membrana plasmática e transporte de substâncias
2.1.4. Comunicação celular e sinalização
2.2. Tecido humano
2.2.1. Tipos e funções dos tecidos básicos
2.2.2. Estrutura e função dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso
3. Sistemas de Suporte e Movimento
3.1. Sistema esquelético
3.1.1. Funções e estrutura do tecido ósseo
3.1.2. Desenvolvimento e crescimento ósseo
3.1.3. Principais ossos do esqueleto axial e apendicular
3.2. Sistema articular
3.2.1. Tipos de articulações e classificação funcional
3.2.2. Estrutura e função das articulações sinoviais
3.2.3. Movimentos articulares
3.3. Sistema muscular
3.3.1. Tipos de tecido muscular e suas características
3.3.2. Estrutura do músculo esquelético
3.3.3. Mecanismo de contração muscular
3.3.4. Tipos de fibras musculares e metabolismo energético
3.3.5. Principais músculos do corpo humano
4. Sistemas de Coordenação e Controlo
4.1. Sistema nervoso
4.1.1. Organização do sistema nervoso central e periférico
4.1.2. Neurónios, sinapses e neurotransmissores
4.1.3. Funções e divisão do sistema nervoso autónomo
4.1.4. Integração sensorial e controle motor
4.2. Sistema endócrino
4.2.1. Características gerais e funções do sistema endócrino
4.2.2. Principais glândulas e hormonas
4.2.3. Regulação hormonal e homeostasia
5. Sistemas de Manutenção e Regulação
5.1. Sistema cardiovascular
5.1.1. Anatomia e fisiologia do coração
5.1.2. Estrutura e função dos vasos sanguíneos
5.1.3. Circulação sistémica e pulmonar
5.1.4. Regulação da pressão arterial e débito cardíaco
5.2. Sistema respiratório
5.2.1. Estrutura e função das vias aéreas
5.2.2. Ventilação pulmonar e mecânica respiratória
5.2.3. Trocas gasosas e transporte de oxigênio e dióxido de carbono
5.2.4. Regulação da respiração
5.3. Sistema digestivo
5.3.1. Anatomia e função do trato gastrointestinal
5.3.2. Digestão, absorção e metabolismo de nutrientes
5.3.3. Regulação da atividade digestiva
5.4. Sistema urinário
5.4.1. Estrutura e função dos rins e vias urinárias
5.4.2. Formação da urina e equilíbrio hidroeletrolítico
5.4.3. Regulação da função renal
Metodologia de avaliação
1 Avaliação Contínua
Procedimento avaliativo que se caracteriza pela realização de seis testes escritos, um a cada 2 semanas acerca dos conteúdos abordados e o último sobre todos os conteúdos.
O aluno é considerado aprovado quando o resultado final da média aritmética dos primeiros 5 testes (50%) e do último (50%), for igual ou superior a 9,5 valores.
É obrigatório a presença do estudante de pelo menos 2/3 das aulas previstas.
Os alunos sem êxito no processo de avaliação contínua podem efetuar exame nas épocas subsequentes, conforme dispõe o regulamento de avaliação.
2 Avaliação em exame
O acesso ao exame de época normal e recurso é feito em conformidade com o disposto no regulamento de avaliação em vigor.
Em exame, escrito e oral, serão avaliados os conhecimentos do aluno sobre todos os conteúdos programáticos da unidade curricular.
O exame, em qualquer das épocas, é constituído por uma prova escrita e oral.
A nota final do aluno em exame resultará da seguinte fórmula: Classificação Final = [(Prova escrita)+(Prova Oral)/2].
O aluno é considerado aprovado em exame se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
- Espanha, M. e Armada da Silva, P. (2019). Sistemas Orgânicos Internos: Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Autónomo, Sistema Endócrino e Aparelhos Digestivo, Respiratório, Cardiovascular e Urinário. Lisboa: FMH
- Pezarat Correia , P. e Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor: Anatomofisiologia dos Sistemas Nervoso, Osteoarticular e Muscular. (Vol. 1). Lisboa: FMH
- Pezarat Correia, P. (2016). Aparelho Locomotor: Função Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. (Vol. 2). Lisboa : FMH
- R. Seely, R. e D. Stephens, T. e Tate, P. (2005). Anatomia e fisiologia. Lisboa: Lusodidacta
Método de Ensino
Para atingir os objetivos específicos e gerais da unidade curricular os seguintes métodos serão utilizados:
Exposição oral de conteúdos, através de meios audiovisuais.
Observação e interpretação de modelos anatómicos.
Tarefas de pesquisa.
Software utilizado nas aulas
N/A
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável