IPT Logotipo do IPT

Tecnologia e Produção nas Artes do Espetáculo

Língua Estrangeira - Inglês

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023

4 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 T , Cód. 66598.

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nível A2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades de compreensão, interpretação e produção oral e escrita, usando a língua inglesa de uma forma fluente de acordo com as suas regras (Nível B1.2 do QCERL);
Aperfeiçoamento de um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas;
Promoção de uma compreensão eficiente de enunciados orais e escritos de informação geral;
Produção de diferentes tipos de textos;
Expansão de vocabulário específico e expressões essenciais à comunicação na área das artes e espetáculo;
Discussão de tópicos de interesse cultural e social na Europa e outros países de expressão inglesa;
Desenvolvimento de hábitos de aprendizagem autónoma pelo recurso a dicionários, gramáticas, obras de referência diversas e novas tecnologias.

Programa
A. Conteúdos temáticos:
1. Comunicação
- Comunicação diária de âmbito profissional;
- Comunicação com o espaço e ambiente;
- Comunicação e divulgação de espetáculos

2. As TIC e a Sociedade da Informação e do Conhecimento:
- As TIC no contexto social atual;
- Aplicações profissionais das TIC;

3. O mundo das artes e do espetáculo (música, artes performativas, arte circense e outras)
- Intervenientes artísticos;
- Gestão e programação de eventos;
- Equipamentos culturais;
- Outros temas de interesse específico

B. Conteúdos linguísticos (Nível B1.2 do QCERL):
- abordagem generalizada aos elementos subjacentes ao funcionamento da língua inglesa;
- classes gramaticais e suas particularidades; tipos de frases; tempos verbais; frases condicionais;
- voz passiva; discurso indireto; frases simples e complexas;
- interrogativas diretas e indiretas; frases relativas.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Tarefas (escritas e orais) realizadas durante o semestre (20%)
Teste escrito (40%)
Projeto e apresentação oral (40%)

Os alunos serão dispensados de exame se, a qualquer um dos elementos de avaliação, a nota não for inferior a 7,5 valores sem arredondamento, e a média final for igual ou superior a 9,5 valores.

Exame, Exame de Recurso e Melhoria de nota
Exame escrito 60%
Projeto e apresentação oral - 40%

Bibliografia
- Gough, C. (2020). English Vocabulary Organiser - 100 Topics for self-study. London: Language Teaching Publications
- Jewers, M. e Carnagan, C. (2022). Performing Arts, level I and II - Student's book. London: Pearsons
- McCarthy, M. e O'Dell, . (2021). English Vocabulary in Use - Intermediate. Cambridge: Cambridge University Press

Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e produção escrita e desenvolvimento de projetos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft 365

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado