Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023
12 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 60,0 TP , Cód. 66597.
Docente(s)
- Filipe Alexandre Pereira Luís (2)
- Carlos Alberto Moisés Bento (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
No âmbito das Tecnologias da Luz e Imagem pretende-se que os alunos dominem os conceitos e técnicas relativas à iluminação de palco, desde o tipo de iluminação, à sua montagem e tecnologias de controlo, assim como na construção de narrativas com base em iluminação; regras de segurança através de técnicas de Rigging; utilização de software de vídeo Resolume Arena; programação e visualização através de utilização do software GrandMA3; Adquirir conhecimentos em configuração de vídeo e Video Mapping assim como na iluminação cénica como componente da cena.
Na vertente de Tecnologias do Som pretende-se fomentar o entendimento das técnicas e tecnologias existentes no campo da captação, tratamento e reprodução áudio nas suas várias aplicações. Conhecer todos os tipos e características de microfones assim como as diversas técnicas de captação em palco.
Aquisição de conhecimentos em ferramentas de alinhamentos de sistemas de som Software Smart Live; software de análise acústica e som; operar mesas de mistura de som.
Programa
1.Rigging:
a. Introdução ao Rigging;
b. Cordas (Materiais e nós);
c. Cabos de aço;
d. Estruturas em Truss.
2.Resolume Arena:
a. Introdução ao Resolume Arena;
b. Configuração de Outputs e Slices;
c. Mapping;
d. Mistura de vídeo ao vivo;
e. Efeitos de vídeo ao vivo.
3.Programação de iluminação e visualização em
GrandMA3:
a. Novo showfile;
b. Patch;
c. Usar ecrãs e janelas;
d. Trabalhar com grupos;
e. Gravar e editar presets e sequencias;
f. Efeitos;
g. Layouts;
h. Simulador 3D.
4.A iluminação cénica como componente da cena:
a. Cenografia e iluminação;
b. A luz como performance;
c. Luz, tempo, ritmo e movimento;
5.Montagem e ligações em sistema de sonorização PA
6.Mesas de mistura de som:
6.1 Yamaha DM7 ,
6.2 Soudcraft VISeris ,
6.3 Midas Pro,
6.4 Behringer Wing
7.Conhecer sistemas e equipamentos de captação, tratamento e reprodução áudio; princípio de funcionamento, equalizadores, mesas de mistura, compressores, amplificadores, colunas, alinhamento de sistemas de som, etc.
8.Tipos de Microfones
8.1 Microfone dinâmico, Microfone
condensador, Microfone de Fita,etc
Unidirecional, Bidirecional,
Omnidirecional
9.Técnicas de captação
9.1 Mono, XY, AB,etc
10.Legislação
10.1 Regulamento Geral do Ruído Decreto-Lei
n.º 9/2007
Metodologia de avaliação
- Participação e realização de trabalhos nas aulas (25%);
- Trabalho de Portefólio (75%)
Avaliação em época de Exame:
- Trabalho prático a executar na respetiva época (100%)
Avaliação em época de Recurso: - Trabalho prático a executar na respetiva época (100%)
O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 10 valores (em 20).
Bibliografia
- Capel, V. (1992). Public Address Systems . UK: Focal Press
- Higgs, C. (2002). An Introduction to Rigging in the Entertainment Industry. UK: Cambridge Media Group
- Marques, M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Audio . Portugal: FCA Editora de Informática
- Moran, N. (2007). Performance Lighting Design. UK: Methuen Drama
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas.
Os conceitos teóricos são apresentados e explicados pelo docente com apoio audiovisual. A resolução de problemas práticos e o manuseamento dos equipamentos de luz, imagem e som complementa o ensino.
Software utilizado nas aulas
GrandMA3 OnPC, MA Lighting
Resolume Arena
Software Smart Live
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável