IPT Logotipo do IPT

Tecnologia e Produção nas Artes do Espetáculo

Métodos Quantitativos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023

4 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 T , Cód. 66596.

Docente(s)
- Cristina Maria Mendes Andrade (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nenhum pré-requisito é necessário, mas o conhecimento prévio de cálculo e competências digitais é útil.

Objetivos
1. Compreender e ser capaz de utilizar os conceitos-chave de:
1.1. Estatística descritiva.
1.2. Regressão e correlação
2. Analisar os dados e interpretar os resultados para tomar decisões.
Consideram-se ainda fundamentais nesta UC os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
(ODS),ODS4, ODS5 e ODS8 num cenário de erradicação da pobreza, da proteção do ambiente e da promoção da prosperidade e do bem-estar de todos até 2030.

Programa
1. Estatística Descritiva
1.1. Alguns conceitos básicos.
1.2. Estatística Descritiva versus Inferência Estatística.
1.3. Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala. Tipologias de escalas.
1.4. Tabela de distribuição de frequências.
1.5. Representações gráficas.
1.6. Características amostrais: medidas de localização, dispersão e forma.
1.7. Diagrama de extremos e quartis. Outliers moderados e extremos.
2. Introdução à estatística descritiva no Excel e no SPSS. Análise de casos práticos.
2.1. Introdução ao Excel
2.2. Como construir um inquérito no Forms
2.3. Introdução ao SPSS
2.4. Análise de casos práticos
3. Correlação e Regressão
3.1. Diagrama de dispersão. O coeficiente de correlação de Pearson.
3.2. Interpretação dos coeficientes de regressão.
3.3. O coeficiente de determinação.
3.4. Teste de significância à correlação
3.5. Análise de casos práticos no Excel e no SPSS.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Avaliação teórico-prática (0-20 val.). Os alunos dispensam de exame se, obtiverem nota igual ou superior a 10 valores (arredondamento às unidades). Os alunos que cometerem fraude serão excluídos da avaliação.
Avaliação por exame: uma prova escrita. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação desta prova, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 valores. Em ambas as épocas (avaliação contínua e exames) em caso de dúvida os alunos podem ser chamados a fazer um exame oral (chamada única em cada época e obrigatória) a não comparência leva a atribuição de 9 (nove) valores.

Bibliografia
- Marôco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (pp. 1-990). Portugal: REPORTNUMBER. ISBN: 9789899676343
- Pereira, A. e Patrício, T. (2013). SPSS Guia Prático de Utilização: Análise de dados para ciências sociais e psicologia. (Vol. 8ª Ed.). (pp. 1-256). Portugal: Edições Sílabo. ISBN: 9789726187363
- Robalo, A. (2004). Estatística: Exercícios, Vol II (Distribuições. Inferência Estatística). Lisboa: Edições Sílabo
- Siegel, A. (1988). Statistics and Data Analysis: An Introduction. New York : Wiley International Edition

Método de Ensino
As aulas teóricas serão predominantemente expositivas, fazendo prevalecer uma forte interação entre a teoria e a aplicação prática com a resolução de exercícios no Excel e SPSS sob orientação do professor.

Software utilizado nas aulas
Excel, SPSS and Forms

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado