Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023
30 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 50,0 T , Cód. 665914.
Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
O estudante deverá aplicar, em contexto real de trabalho, as competências técnicas e transversais adquiridas ao longo do curso, integrando-se de forma progressiva e responsável numa entidade acolhedora das Artes do Espetáculo, apoiando processos de produção e operação técnica (organização, logística, montagem/desmontagem e utilização de equipamentos) e cumprindo procedimentos e normas de segurança, qualidade, ética e confidencialidade, desenvolvendo autonomia, gestão de tempo, resolução de problemas e trabalho em equipa, culminando na elaboração do relatório final e na sua apresentação pública.
Programa
1. Enquadramento
2. Plano individual
3. Registo de horas e atividades
4. Acompanhamento tutorial
5. Relatório final
6. Apresentação pública e defesa
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, realizada em contexto profissional e suportada por evidências. A classificação final resulta de duas componentes: (1) Avaliação do desempenho pela entidade acolhedora/supervisor, com base numa grelha de critérios (assiduidade e pontualidade, integração e postura profissional, cumprimento de normas de segurança, autonomia, qualidade técnica, comunicação e trabalho em equipa) 50%; (2) Avaliação do relatório final pelo orientador, incluindo a apresentação/discussão pública quando aplicável, considerando rigor técnico, organização e clareza, evidências e reflexão crítica 50%. A nota final corresponde à média ponderada destas componentes (020).
Bibliografia
- Campbell, D. (2016). Technical Theater for Nontechnical People (3rd ed.). Nova Iorque: Allworth Press
- Carter, P. (1994). Backstage Handbook: An Illustrated Almanac of Technical Information (3rd ed.). Louisville, Kentucky: Broadway Press
- Health and Safety Executive, . (1999). The Event Safety Guide: A Guide to Health, Safety and Welfare at Music and Similar Events (2nd ed.). Norwich: HSE Books
- Pallin, G. (2010). Stage Management: The Essential Handbook. Londres: Nick Hern Books
Método de Ensino
Integração na entidade acolhedora. Sessão inicial e plano individual. Acompanhamento contínuo por tutorias/reuniões periódicas (online/presencial) e visitas quando necessário. Orientação para registos, portefólio e relatório.
Software utilizado nas aulas
N/A
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

















