Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023
12 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 60,0 TP , Cód. 665912.
Docente(s)
- Filipe Alexandre Pereira Luís (2)
- Carlos Alberto Moisés Bento (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N.A.
Objetivos
A unidade consolida e aprofunda competências técnicas iniciadas no 1.º ano, deslocando o eixo do saber operar para o saber planear, integrar e documentar sistemas de som e luz em espetáculo ao vivo. O foco é o ciclo completo: do rider técnico à medição e conformidade legal, passando por patching digital, automação em mesas e alinhamento do sistema PA, Som e Luz. 1. Planear um sistema de sonorização PA para diferentes formatos de espetáculo, com listas de equipamento, fluxos de sinal e plano de patch.
2.Executar montagem, teste e validação elétrica/funcional de FOH, monição, subs e delays, garantindo estrutura de ganhos correta.
3.Operar mesas digitais avançadas (Yamaha DM7, Soundcraft Vi Series, Midas Pro Series, Behringer Wing), incluindo patching com stageboxes, buses, matrizes e automação por cenas/snapshots.
4.Selecionar microfones por princípio de funcionamento e padrão polar e aplicar técnicas de captação adequadas à fonte e ao contexto.
5.Medir e alinhar o sistema (tempo e resposta) com Smaart Live, interpretando fase e coerência para decisões de EQ e delay.
6.Documentar o processo técnico e assegurar conformidade com o Regulamento Geral do Ruído (DL n.º 9/2007, na redação em vigor). No âmbito das Tecnologias da Luz e Imagem pretende-se dar continuidade aos objetivos da UC do primeiro ano para que os alunos dominem os conceitos e técnicas relativas à iluminação de palco, desde o tipo de iluminação, à sua montagem e tecnologias de controlo, assim como na construção de narrativas com base em iluminação; regras de segurança através de técnicas de Rigging; utilização de software de vídeo Resolume Arena; programação e visualização através de utilização do software GrandMA3; Adquirir conhecimentos em configuração de vídeo e Video Mapping assim como na iluminação cénica como componente da cena.
Programa
Módulo 1 Planeamento e arquitetura do sistema
- Topologias L/R, LCR, fills e delays; FOH vs. monição; plano de cablagem; redundâncias.
- Patching analógico e digital; noções de redes de áudio (terminologia e clocking).
- Estrutura de ganhos, headroom e proteção do sistema.
Módulo 2 Mesas de mistura digitais (operações avançadas)
- Yamaha DM7, Soundcraft Vi Series, Midas Pro Series, Behringer Wing: filosofia de workflow e diferenças críticas.
- Patching com stageboxes, preamps, filtros e EQ, dinâmica, grupos, DCAs/VCAs, matrizes e FX.
- Cenas, snapshots, bibliotecas e gestão de showfiles; preparação offline; import/export.
Módulo 3 Captação e processamento
- Microfones: dinâmicos, condensadores, fita; omni, cardioide, super/hiper, figura-de-oito; critérios de seleção.
- Técnicas de captação: mono, XY, AB, ORTF, MS; gestão de bleed e feedback; captação de voz e instrumentais.
- Processamento: EQ corretiva vs. criativa; compressores (incl. paralela) e gates; de-esser; limitadores de proteção.
Módulo 4 Medição e alinhamento do sistema
- Smaart Live: RTA, transferência, ETC; leitura de fase e coerência; delay finder.
- Alinhamento main-sub e main-delay; compromissos de cobertura e SPL alvo.
- Noções de filtros IIR e presets de fabricante.
Módulo 5 Legislação e segurança operacional
- Regulamento Geral do Ruído: limites aplicáveis, horários, procedimentos de medição e evidência documental.
- Segurança elétrica e organização técnica em eventos; comunicação com produção e entidades.
Luz e Imagem:
1 - Fisiologia da visão;
2 - Espectro de luz visível;
3 - Técnicas para iluminação:
a.Afinação de projectores;
b.Ângulos de incidência;
c.Luz frontal, contraluz, luz picada e luz
lateral;
d.Reflexão especular e difusa;
e.Interação da luz com cenário, figurinos e
pessoas;
4 - Influenciadores da iluminação cénica;
5 - Desenhos de iluminação:
a.Teatro;
b.Concerto;
c.Dança;
6 - Iniciação a softwares CAD de desenhos de iluminação.
Metodologia de avaliação
- Participação e realização de trabalhos nas aulas (25%);
- Trabalho de Portefólio (75%)
Avaliação em época de Exame:
- Um novo trabalho prático a entregar até ao dia da prova (100%)
Recurso: - Um novo trabalho prático a entregar até ao dia da prova (100%)
O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 10 valores (em 20).
Bibliografia
- Capel, V. e , . (1992). Public Address Systems . UK: Focal Press. UK
- Dreyer, K. (2020). Dance and light, The Partnership between Choreography and Lighting Design. UK: Routledge
- Higgs,, C. (2002). An Introduction to Rigging in the Entertainment Industry. UK: Cambridge Media Group. UK
- Marques, M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Audio . Portugal: FCA Editora de Informática
- Moran, N. (2007). Performance Lighting Design.. UK: Methuen Drama
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas.
Os conceitos teóricos são apresentados e explicados pelo docente com apoio audiovisual. A resolução de problemas práticos e o manuseamento dos equipamentos de luz, imagem e som complementa o ensino.
Software utilizado nas aulas
WYSIWYG, Cast Software
; GrandMA3 OnPC, MA Lighting
Resolume Arena
Software Smart Live
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

















