
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 40,0 T , Cód. 665910.
Docente(s)
- Anabela da Cruz Pereira (2)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Capacitar os alunos a desenhar e implementar estratégias de marketing digital integradas, desde a fundamentação histórica e teórica até à aplicação prática.
Programa
1. O Marketing Digital
1.1. Enfoque histórico e evolução do marketing digital
1.2. Conceitos e fundamentos (incluindo os 12 Ps)
1.3. Vantagens e diagnóstico (ambiente interno e externo)
1.4. Principais tendências de consumo
2. E-Consumer
2.1. Perfis de consumo digital e comportamento do consumidor
2.2. CRM e gestão de relacionamento
2.3. Jornada do consumidor (customer journey)
2.4. Criação de personas e segmentação
3. Portais, Sites, Redes Sociais e Blogues
3.1. Principais plataformas e características (ex.: Facebook, Instagram, LinkedIn)
3.2. Gestão e criação de conteúdo digital
3.3. Boas práticas de presença online e SEO inicial
3.4. Ferramentas de análise de desempenho
4. Estratégia Digital
4.1. Definição de objetivos e funil de conversão
4.2. Planeamento de conteúdo (calendários editoriais, storytelling)
4.3. SEO avançado e estratégias de SEM
4.4. Publicidade digital (ex.: Google Ads, redes sociais)
5. Métricas de Marketing Digital
5.1. Principais KPIs e indicadores de desempenho (ex.: ROI, CTR, CPA)
5.2. Modelos de medição (ex.: RACE)
5.3. Ferramentas de análise (ex.: Google Analytics)
5.4. Interpretação de dados e otimização contínua
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua integra:
Prova teórica individual: 30%
Trabalho prático aplicado (individual ou em grupo): 40%
Participação, exercícios e discussão de casos: 20%
Apresentação oral dos trabalhos: 10%
_______________
Avaliação em época de exame
Prova teórica e prática individual (100%*)
*O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 10 valores (em 20).
Bibliografia
- Chaffey, D. e Ellis?Chadwick, F. (2022). Digital Marketing (8.ª edição). Harlow, Inglaterra: Pearson Higher Ed
- Frost, R. e Fox, A. e Strauss, J. (2018). Digital Marketing Strategy (8.ª edição). Londres: Routledge
- Ryan, D. (2020). Understanding Digital Marketing: A Complete Guide to Engaging Customers and Implementing Successful Digital Campaigns (5.ª edição). Londres: Kogan Page
- Tuten, T. e Solomon, M. (2023). Social Media Marketing (5.ª edição). Londres: SAGE Publications Ltd
Método de Ensino
Aulas expositivas, estudos de caso e trabalhos práticos promovem a aprendizagem colaborativa e a aplicação real dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Office
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável