Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
30 ECTS; 2º Ano, Anual, 30,0 TP + 640,0 E , Cód. 658921.
Docente(s)
- Liliana Ramos (2)
- Vera Simões (2)
- Carlos Silva (2)
- Manuel António Anjos Neto de Azevedo (2)
- Mauro Miguel (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos.
Objetivos
Integrar a formação do desportista numa perspetiva pedagógica de cidadania e transmissão de valores fundamentais no quadro de uma sociedade aberta e democrática; Promover o reconhecimento e a resposta adequada a cada situação, às questões morais, éticas, estéticas, ecológicas, legais e deontológicas que se lhe deparem no exercício da sua atividade profissional; Confrontar os estudantes com os problemas suscitados pelo exercício profissional na área do desporto, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias e de conhecimentos adequados à sua resolução; Expor o aluno-estagiário perante diferentes modalidades, permitindo-lhe identificar e reconhecer atividades, funções e tarefas de maior gosto pessoal e, consequentemente, de prosseguimento académico e profissional; Fortalecer competências e atitudes para uma boa integração profissional, no que concerne às relações interpessoais, disponibilidade pessoal e serviço inovador; Vivenciar a dinamização de eventos desportivos em contexto de formação e de competição; Proporcionar experiências profissionais acompanhadas; Proporcionar a exploração dos conteúdos letivos/conhecimentos adquiridos à realidade do mundo do trabalho na área da tecnologia do desporto; Mobilizar recursos tecnológicos de apoio ao desenvolvimento desportivo; Possibilitar o estudo e conhecimento das formas de organização e de trabalho específicos das entidades que laboram no âmbito do treino desportivo; Permitir ao aluno explorar e experimentar propostas de inovação profissional;
Desenvolver um espírito criativo e crítico nas soluções propostas.
Programa
1. Atividades de experiência profissional acompanhada, com desenvolvimento de autonomia progressiva, no âmbito científico e tecnológico do treino desportivo e competição: produção de planos e relatórios de atividades (diárias e semanais) que solicitem a necessidade do aluno refletir sobre as práticas vivenciadas, permitindo-lhe desenvolver um sentido crítico perante o próprio meio desportivo; definição de objetivos e estratégias pessoais, técnico-profissionais e tecnológicas, com vista à melhoria das suas próprias qualidades e competências, assim como para o desenvolvimento da própria entidade acolhedora.
2. Planeamento, execução, avaliação e interpretação do treino desportivo e competição: pretende-se que o aluno vivencie as diferentes etapas de desenvolvimento da atividade desportiva (numa fase inicial, através da observação sistemática das tarefas realizadas pelos treinadores que integram a entidade acolhedora e, numa fase posterior, contribuindo para a operacionalização dessas mesmas atividades); relativamente ao treino e à competição, pretende-se que o aluno consiga conhecer e entender a organização e os requisitos de cada momento, assim como assuma proatividade e dinamismo na procura de acrescentar informação e valor ao trabalho da equipa técnica que integra.
Metodologia de avaliação
Para além do cumprimento do número de horas de estágio estabelecidas (750 horas de trabalho totais, das quais 30h de contacto e 640h de estágio), a avaliação da Unidade Curricular é desenvolvida continuamente pelo aluno-estagiário através das seguintes atividades e tarefas:
Plano Individual de Estágio, PIE (20%) - documento único produzido no início do estágio;
Planeamento, Intervenção e Reflexão, PIR (60%) - atividades e tarefas desenvolvidas semanalmente;
Relatório Final de Estágio, RFE (20%) - documento único produzido no final do estágio;
A avaliação final da unidade curricular é obtida através da seguinte fórmula,
UC = (PIEx0.20) + (PIRx0.60) + (RFEx0.20),
tendo esta que apresentar uma classificação mínima igual ou superior a 9.50 valores para que o estudante seja aprovado.
Bibliografia
- Coelho, O. (2016). Pedagogia do Desporto (Manual do Curso de Treinadores de Desporto, Grau I). Acedido em 6 de janeiro de 2025 em https://ipdj.gov.pt/documents/20123/123319/GrauI_03_Pedagogia.pdf/399c6139-fa36-a323-8e7e-c48e39cd6290?t=1574941360078
- Otte, F. e Davids, K. e Rothwell, M. e Wood, M. e De-Mountfort, J. (2024). Coach to learn and learn to coach: synergising performance and development in the athlete-coach-environment learning system.Sports Coaching Review, 1, pp. 1-25.
- Silva, A. (2022). Empreendedorismo e Inovação no Desporto. (Vol. 1). (pp. 1-298). Lisboa: Sportbook
- Regulamento de Estágio.(2025, 28 de janeiro). Curso TeSP Tecnologia no Desporto, pp. 1-9.
Método de Ensino
O principal método de ensino é a própria vivência diária e semanal das atividades e tarefas desenvolvidas na entidade acolhedora. Além desta, as reuniões periódicas realizadas com o orientador académico são outra forma de ensino.
Software utilizado nas aulas
O orientador académico fará utilização do software Microsoft Office para a elaboração e partilha temática de assuntos do interesse dos estudantes e da Plataforma Teams (ou Zoom/Colibri) para a realização das reuniões semanais com os alunos em estágio.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável