
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 658919.
Docente(s)
- Diana Torres (2)
- Carlos Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
1. Conhecer os diversos mecanismos psicológicos e estratégias de intervenção inerentes ao desporto. 2. Compreender o papel dos fatores mentais e das competências psicológicas no desporto. 3. Conhecer formas de desenvolvimento das competências psicológicas. 4. Compreender os modelos teóricos explicativos dos diversos indicadores relacionados com o desporto. 5. Analisar os benefícios do exercício e conhecer formas de maximizar os benefícios psicológicos resultantes dos estilos de vida ativos ao longo da vida. 6. Identificar e compreender os fatores (psicológicos) envolvidos na motivação para a regulação do comportamento desportivo e os responsáveis pelos níveis de atividade física. 7. Conhecer estratégias de intervenção para o incremento da concentração.
Programa
Conteúdos Programáticos: Natureza da Psicologia do Desporto e do Exercício
1- O Desporto e a Atividade Física como fenómeno Social e Cultural
2- A Psicologia do Desporto como ciência
3- Natureza da Psicologia do Desporto
4- História e organização da Psicologia do Desporto
5- A Psicologia do Desporto em Portugal
6- As organizações desportivas
7- Tendências da investigação atual
O Treinador
1- A Filosofia de treino
2 - Comunicação
3 - Liderança
O Praticante
1 - Diferenças Individuais e Desporto
2 - Avaliação em Psicologia do Desporto
O Envolvimento
1 Psicologia Social do Desporto
1.1 - Aspetos Psicossociológicos
1.2 - Dinâmica dos grupos
1.3 - O envolvimento social
1.4 - O envolvimento físico
A Interação
1 Treino Psicológico
1.1 - Aconselhamento
1.2 - Treino Mental
1.3 - Definição de objetivos
1.4 - Controle da Atenção e da Concentração
1.5 - Técnicas de Ativação e Autocontrole
1.6 - Os processos emocionais e sua regulação
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
-4 Fichas de Aplicação de Conhecimentos (50%);
-Desenvolvimento de um projeto de Dinâmicas de Grupo: Plano + Apresentação da Atividade (50%);
Os alunos devem cumprir com 2/3 de presença em aulas.
O aluno reprova, caso tenha menos de 7,5 valores, num dos parâmetros de avaliação (Média Final das Fichas ou Projeto de Dinâmicas de Grupo).
Exames :
- teste Escrito (50%) + Oral (50%).
Bibliografia
- Horn, T. e Smith, A. (2018). Advances in Sport Psychology. USA: Human Kinetics
- Martens, R. (1987). Coaches Guide to Sport Psychology. . USA: Champaign, IL.: Human Kinetics
- S., S. e Brito, A. e Alves, J. (1996). Psicologia do Desporto: Manual do treinador, Vol. I. (Vol. Vol. I). Lisboa: Psicosport
- Weinberg, R. e Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology (7 ed.). . (Vol. 7 ed.). USA: Human Kinetics.
Método de Ensino
Primeiro os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica.
Numa segunda fase deverão mobiliza-los para o desenvolvimento de trabalhos.
Estes trabalhos serão apresentados nas aulas, como momentos de aprendizagem.
Software utilizado nas aulas
N/A
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável