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Tecnologia no Desporto

Multimedia no Desporto

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 658918.

Docente(s)
- João Freitas Pinto (2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
1. Identificar corretamente os aspetos críticos a observar, de acordo com a especificidade de cada atividade física ou modalidade desportiva.
2. Discutir e problematizar a informatização da sociedade e a utilização das TIC e do multimédia no desporto e na atividade física; -
3. Entender conceitos teóricos e práticos no domínio do vídeo; - Conceber e produzir materiais em vídeo, decorrentes da observação da prática desportiva;
4. Utilizar técnicas de captura, edição, montagem e pós-produção digital; - Compreender o papel desempenhado pelas ferramentas de análise de vídeo na área de desporto;
5. Utilizar ferramentas de análise de vídeos de acordo com técnicas de “vídeo scouting” e de análise de movimento (biomecânica);
6. Elaborar relatórios considerando os dados recolhidos através dos processos de análise de vídeo atrás mencionados.

Programa
1. Observação e registar, os diferentes tipos de dados passíveis de recolher.
a. Os indicadores estatísticos representativos do nível de prestação.
b. Os itens a observar em cada matéria selecionada (aspetos comuns e diferenciadores).
c. Vantagens, possibilidades e limitações da observação.
d. Tipos de observação e objetivos; Observação em direto e em diferido.
e. Os instrumentos de observação e a utilidade dos elementos recolhidos face aos objetivos.
f. Regras e procedimentos de observação.
g. A recolha de dados. A notação.
h. Treino de observadores.
i. As diferentes fichas de observação.
j. Prática de observação.
k. Organização dos dados recolhidos.
l. Análise e interpretação sumária dos dados observados.

1. Audiovisual
a. Introdução à linguagem audiovisual.
b. Equipamentos de filmagem audiovisual:
i. Resolução e frame rates.
ii. Tipologias de equipamentos de filmagem.
iii. Tipos de lentes.
iv. Tipos de conectividades.

c. Técnicas de filmagem – conceitos básicos.
i. Conceito de plano e sequência. Enquadramentos.
ii. Manuseamento de equipamentos (tripés, gimbals, cable shots).
iii. Movimentos de câmara.
d. Técnicas avançadas de filmagem.
i. Filmagem com equipamentos de alta velocidade.
ii. Filmagem com Drones (legislação, regras, manuseamento).
iii. Câmaras de ação.
e. Conceitos de edição de vídeo.
i. Técnicas de edição de vídeo em software de edição não linear (computador).
ii. Técnicas avançadas de edição.
iii. Grafismo na edição.
iv. Edição multi-camara.
v. Exportação consoante a plataforma de visualização.
vi. Técnicas de plataformas de divulgação.
f. Ferramentas de streaming;
i. Ligação de equipamentos para streaming.
ii. Plataformas de streaming adequadas aos objetivos
iii. Realização Multi-camara.

2. O Audiovisual no desporto:
a. Vídeo Scouting Video Scouting.
b. Principios básicos de Scouting.
c. Scouting “analógico” vs Scouting “digital”.
d. Processo de Vídeo Scouting.
e. análise biomecânica Análise do movimento (biomecânica) e princípios básicos desta tipologia de análise.
f. Integração do vídeo na análise biomecânica.
g. Processos de análise de movimentos: Recolha de imagem vídeo e software de análise do vídeo.
h. Catalogação.
i. Motion Tracking.
j. Elaboração de relatórios vídeo.

Metodologia de avaliação
Avaliação continua:

A avaliação final é efetuada através de avaliação contínua e dos trabalhos teórico práticos realizados e apresentados em sala de aula.

Época normal (frequência):

•Componente 1 (professor Julio Silva): 2/3 da nota final
20% Participação (realização e entrega de trabalhos durante as aulas com nota mínima de 10 valores).
80% Entrega do trabalho final (Com nota mínima de 10 valores)

•Componente 2 (professor João Freitas Pinto): 1/3 da nota final

100% A avaliação é efetuada através de avaliação contínua e dos trabalhos teórico práticos realizados e apresentados em sala de aula.


O aluno será dispensado de exame, se:
Obtiver as notas mínimas nas componentes referidas e quando a média ponderada for igual ou superior a 10 valores.

O aluno será excluído de exame se:
O aluno reprovará por faltas, se não frequentar 2/3 das aulas, de acordo com o disposto no ponto 4 do Artigo 8º, do regulamento Académico do IPT, ficando excluído da avaliação em exame.

Época Exame e Recurso:

•Componente 1 (professor Julio Silva): 2/3 da nota final
o 30% exercícios práticos executados em aula 30%
o 70% Trabalho Prático (nota mínima de 10 valores)

•Componente 2 (professor João Freitas Pinto): 1/3 da nota final
o 100% A avaliação é efetuada através de avaliação contínua e dos trabalhos teórico práticos realizados e apresentados em sala de aula

Bibliografia
- Breslin, J. e , . (2007). Produção de imagem e som. Brasil: Campus
- Hierro, J. (2017). Futsal Coaching Manual. Geneve: UEFFA
- Mendes, J. e Braz, J. e Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal. (Vol. 1). Lisboa: Federação Portuguesa de Futebol

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, procedidas de aulas práticas:
1- exercícios práticos de aplicação em equipamentos e softwares.
2-pesquisa e utilização de ferramentas de análise e de scouting (Kinovea, VO, Instat, etc).

Software utilizado nas aulas
• Software de edição não linear
• Software de análise (Kinovea, VO, Instat)

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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