Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10344/2023 de 09/10/2023
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 49,0 TP , Cód. 622316.
Docente(s)
- Inês Domingues Serrano (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não aplicável
Objetivos
Compreender e articular os problemas e os objetivos do ordenamento do território no contexto da proteção civil. Compreensão dos instrumentos de gestão territorial ao nível legal e operativo nas suas várias escalas. Elaboração de trabalhos focados na caracterização do território e na análise dos planos e programas do sistema de gestão e ordenamento do território.
Programa
1. Princípios e Conceitos em Planeamento e Ordenamento do Território.
1.1 Ordenamento, Planeamento e Riscos do território.
2. Organização Territorial
3. Sistema de Gestão Territorial
4. Instrumentos de Gestão Territorial
4.1 Âmbito Nacional
PNPOT
Programas Especiais
Programas Setoriais
4.2 Âmbito Regional
PROT
4.3 Âmbito Municipal e intermunicipal
Plano Diretor
Plano de Urbanização
Plano de Pormenor
5. Urbanização e Edificação
Operações de urbanização e loteamento
Elementos estruturantes do espaço urbano
Parâmetros e índices urbanísticos
Metodologia de avaliação
Avaliação continua
- 20% fichas de trabalho (FT)
- 40% Trabalho (individual ou em grupos de 2 alunos) (T)
- 40% Frequência (F)
A nota final (NF) é calculada a partir da seguinte fórmula:
NF=[(0,2xFT) + (0,40xT)+(0,40xF)]
Os alunos que na avaliação contínua obtenham uma nota igual ou superior a 9,5 valores (0-20 valores) são dispensados de exame.
Avaliação Exame/Recurso
- 70% nota de exame (EX)
- 30% nota do trabalho (T)
A nota final do exame/recurso (NFE) é calculada a partir da seguinte fórmula:
NFE=[(0,7x EX) + (0,30x T]
Bibliografia
- Lobo, M. (1999). Planeamento Regional e Urbano. (Vol. 1). Lisboa: Universidade Aberta
- Lobo, M. (2022). Fundamentos do Planeamento Regional e Urbano. (Vol. 1). Lisboa: IST - Instituto Superior Técnico
- Mafra, F. e Amado da Silva, J. (2004). Planeamento e Gestão do Território. (Vol. 1). Porto: SPI Sociedade Portuguesa de Inovação
- Partidário, M. (1999). Introdução ao Ordenamento do Território. (Vol. 1). Lisboa: Universidade Aberta
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas baseadas nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam a exposição, a demonstração e a aplicação em casos de estudo.
Software utilizado nas aulas
Excel e Word
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável