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Som e Imagem

Captura e Design de Som

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023

7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602844.

Docente(s)
- Valter Alexandre Guia Sepulveda Mineiro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
1. Fundamentos do som
2. Fontes e perceção sonoras
3. Tecnologias de captura, gravação digital e design de som
4. Sistemas de gravação digital de áudio
5. Técnicas de captação de som em exteriores e interiores
6. Som direto, de referência e pós-produzido
7. Fluxo de trabalho: pré-produção, produção, pós-produção
8. Competências das equipas de som

Programa
1.Fundamentos do som
1.1 Amplitude
1.2 Frequência
1.3 Timbre
1.4 Harmónicos
2. Fontes e perceção sonoras
2.1 Direccionalidade do som
2.2 Mascaramento auditivo
2.3 Percepção de intensidade sonora
2.4 Escutas reduzida, causal, semântica, referencial
3. Tecnologias de captura, gravação e design de som
3.1 Tipos de microfones, padrões polares e conexões
3.2 Sensibilidade e resposta às frequências
3.3 Estéreo, surround, atmos
3.4 DAW, automatismos e BUS
4. Sistemas de gravação digital de áudio
4.1 Resolução e taxa de amostragem
4.2 Uso do “dual” e do estéreo
4.3 Monitores
4.4 Gestão de faixas e identificação
5. Técnicas de captação de som em exteriores e interiores
5.1 Posicionamento corporal e de microfones
5.2 Análise e resolução de problemas
5.3 Anotações
5.4 Captação para sonoteca
6. Som direto, de referência e pós-produzido
6.1 Prevenção e correção de problemas
6.2 Criação de sons por manipulação
6.3 Criação de sons por síntese e/ou mescla
6.4 Montagem e mistura de som
7. Fluxo de trabalho: pré-produção, produção, pós-produção
7.1 Som e guião
7.2 Condições ideias para a captura de som
7.3 Wild tracks, Foley, ADR
7.4 Montagem e mistura de som
8. Competências das equipas de som
8.1 Direção de som em projetos audiovisuais: intervenientes e supervisão
8.2 Comunicação e procedimentos em equipa
8.3 Composição musical
8.4 Aplicações do design de som: instalações, cinema experimental, ficção, documentário

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência

20% - Exercício#1
20% - Exercício#2
20% - Exercício#3
20% - Exercício#4
20% - Exercício#5

Avaliação por exame (época normal / recurso / especial)

25% - Prova escrita
15% - Exercício#1
15% - Exercício#2
15% - Exercício#3
15% - Exercício#4
15% - Exercício#5

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Fonseca, N. (2007). Introdução à Engenharia de Som. Lisboa: Lidel/FCA
- Holman, T. (2010). Sound for Film and Television. England: Focal Press
- Marques, M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: Lidel/FCA
- Sonnenschein, D. (2002). Sound Design the Expessive Power of Music, Voice, and Sound Effects in Cinema. England: Focal Press

Método de Ensino
1. Exposição e demonstração dos conteúdos programáticos
2. Apresentação e orientação de exercícios práticos
3. Visionamento e análise de filmes

Software utilizado nas aulas
Audacity
Waveform / Pro Tools (DAW)
Reaper
Microsoft Teams

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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