IPT Logotipo do IPT

Som e Imagem

Produção de Conteúdos Interativos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602842.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos avançados de informática na ótica do utilizador
Inglês Nível B2

Objetivos
A UC visa a aquisição de conhecimentos técnicos e conceptuais necessários para:
A. a concetualização, desenvolvimento e implementação de uma solução de um produto multimédia interativo
B. saber identificar diferentes tipos de media digitais
C. projetar e conjugar diferentes tipos de media digitais em soluções de multimédia interativas.

Programa
1. Multimédia, Hipermédia e Interação

2. Tipos de conteúdos / media

3. Autoria Multimédia e Interatividade

4. Tecnologias e Aplicações para o desenvolvimento de soluções de multimédia interativas
4.1 Tecnologias baseadas na Web/Hipermédia
4.1.1 Hyper Text Markup Language
4.2.2 Cascade Style Sheets
4.2.3 Construção de soluções multimédia interativas baseada na Web
4.2 Tecnologias para Aplicações Desktop
4.2.1 Adobe Animate
4.2.2 Construção de soluções multimédia interativas para suportes de Desktop

5. Desenvolvimento de projetos multimédia interativos

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- 20% Mini-Trabalho Web (nota mínima 7 valores)
- 20% Mini-Trabalho Adobe Animate (nota mínima 7 valores)
- 50% Trabalho Prático Final Individual com apresentação/defesa (nota mínima 7 valores)
- 10% Participação em aula

Avaliação por Exame:
- 25% Mini-Trabalho Web (nota mínima 7 valores)
- 25% Mini-Trabalho Adobe Animate (nota mínima 7 valores)
- 50% Trabalho Prático Final Individual com apresentação/defesa (nota mínima 7 valores)

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do
regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Animate, A. (2024). Animate User Guide. Acedido em 10 de fevereiro de 2025 em https://helpx.adobe.com/animate/user-guide.html
- Gabriel, S. Deisgn de Interfaces. -: Gabriel Silvestri
- Mazza, L. (2012). HTML5 e CSS. São Paulo: Casa do Código

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Vscode; Adobe Animate

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado