Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602842.
Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos avançados de informática na ótica do utilizador
Inglês Nível B2
Objetivos
A UC visa a aquisição de conhecimentos técnicos e conceptuais necessários para:
A. a concetualização, desenvolvimento e implementação de uma solução de um produto multimédia interativo
B. saber identificar diferentes tipos de media digitais
C. projetar e conjugar diferentes tipos de media digitais em soluções de multimédia interativas.
Programa
1. Multimédia, Hipermédia e Interação
2. Tipos de conteúdos / media
3. Autoria Multimédia e Interatividade
4. Tecnologias e Aplicações para o desenvolvimento de soluções de multimédia interativas
4.1 Tecnologias baseadas na Web/Hipermédia
4.1.1 Hyper Text Markup Language
4.2.2 Cascade Style Sheets
4.2.3 Construção de soluções multimédia interativas baseada na Web
4.2 Tecnologias para Aplicações Desktop
4.2.1 Adobe Animate
4.2.2 Construção de soluções multimédia interativas para suportes de Desktop
5. Desenvolvimento de projetos multimédia interativos
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- 20% Mini-Trabalho Web (nota mínima 7 valores)
- 20% Mini-Trabalho Adobe Animate (nota mínima 7 valores)
- 50% Trabalho Prático Final Individual com apresentação/defesa (nota mínima 7 valores)
- 10% Participação em aula
Avaliação por Exame:
- 25% Mini-Trabalho Web (nota mínima 7 valores)
- 25% Mini-Trabalho Adobe Animate (nota mínima 7 valores)
- 50% Trabalho Prático Final Individual com apresentação/defesa (nota mínima 7 valores)
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do
regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Animate, A. (2024). Animate User Guide. Acedido em 10 de fevereiro de 2025 em https://helpx.adobe.com/animate/user-guide.html
- Gabriel, S. Deisgn de Interfaces. -: Gabriel Silvestri
- Mazza, L. (2012). HTML5 e CSS. São Paulo: Casa do Código
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Vscode; Adobe Animate
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)