Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 602838.
Docente(s)
- Rosa Catarina Sousa Diogo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Compreender os princípios aplicados a uma classificação de produtos audiovisuais;
Aa. Conhecer a evolução histórica da produção audiovisual e respetiva categorização;
B. Caracterizar produtos audiovisuais segundo as suas características formais;
Bb. Identificar padrões formais, estratégias de produção e tendências de consumo de produtos
audiovisuais;
C. Aplicar estratégias de produção de acordo com os diferentes formatos audiovisuais;
Cc. Executar funções técnicas e criativas no fluxo de produção audiovisual.
Programa
1-Linguagem Audiovisual ;
1.2Critérios de classificação de produtos audiovisuais;
1.3. A evolução histórica da produção audiovisual;
2. Formatos, géneros e mediatização;
2.1. Produção audiovisual e condições de receção/consumo;
3. Elementos constitutivos dos produtos audiovisuais;
3.1. Filme, série e programa televisivo: diferenças de forma e conteúdo;
4. Caracterização dos agentes do setor audiovisual;
4.1. Estratégias de produção de acordo com cada formato audiovisual;
5. Pré-produção, produção e pós-produção audiovisual;
5.1. Execução de tarefas específicas em cada fase de produção;
6. Marketing e distribuição;
6.1. Circuito de distribuição audiovisual;
6.2. Planos e ações promocionais.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Assiduidade e Participação (20%)
Ensaio escrito (30%) + Vídeo (10%)
Projeto Final + Relatório individual de produção- 40%
Avaliação por Exame / Recurso:
Entrega de trabalho escrito, com um mínimo de 3000 palavras, de acordo com enunciado
proposto pelo docente (100%)
Bibliografia
- Bordwell, D., B. (2008). Poetics Of Cinema . (Vol. 1). Routledge. New York: Routledge. New York
- Geraghty, L. e Janciovich, M. , G. (2008). Shifting Definitions Of Genre, Essays On Labeling Films, Television Shows and Media . (Vol. 1). McFarland & Company, Inc.. Jefferson, NC: McFarland & Company, Inc.. Jefferson, NC
- Thompson, K. , T. (2003). Storytelling in Film and Television . (Vol. 1). Harvard University Press. Cambridge: Harvard University Press. Cambridge
Método de Ensino
1. Exposição oral de conteúdos (modo síncrono);
2. Visionamento e análise de produtos audiovisuais (modo assíncrono);
3. Produção de exercícios (trabalho prático).
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)