Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602831.
Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos avançados de informática na ótica do utilizador
Inglês Nível B2
Objetivos
Ao concluir esta UC o alunos deverá ser capaz de:
A. desenvolvimento e procura de soluções visuais a aplicar em gráficos e imagens em movimento.
B. aplicar técnicas na melhoria e enriquecimento de animações gráficas;
C. inserção de conteúdos e alteração de imagens em movimento;
Programa
1.Grafismo Audiovisual.
1.1. Estado da Arte
1.2. Análise de exemplos
2. Criação e manipulação de animações gráficas
2.1. Softwares e ferramentas
2.2. Animação de Texto
2.3. Animação de formas
2.4. Importação e animação de objetos externos
3. Manipulação de vídeo
3.1. Efeitos
3.3. Rotoscopia
4.1. Motion Tracking
4.2. 2D/3D Tracking
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Frequência I - teórico-prática (mínimo de 7 valores):45%
Frequência II- teórico-prática (mínimo de 7 valores): 45%
Participação em aula: 10%
Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Dinur, E. (2017). The Filmmakers Guide to Visual Effects. New York: Routledge
- Lanier, L. (2016). Compositing Visual Effects in After Effects. New York: Focal Press
- Perkins, C. (2013). The After Effects Illusionist. New York: Focal Press
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)