Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2851/2022 de 07/03/2022
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP , Cód. 606723.
Docente(s)
- Bruno Manuel de Almeida Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O desígnio da presente u.c. é fomentar o espírito inovador e empreendedor, em termos latos, dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes e condicionantes, transmitindo os principais conceitos, modelos e ferramentas que permitam analisar e participar inteligentemente no processo de criação e gestão de novos negócios.
Sendo o plano de negócios um instrumento essencial no processo de criação e gestão de novos negócios, a presente disciplina, após uma introdução sobre o processo de inovação e empreendedor, focalizar-se-á em transmitir aos alunos as componentes essenciais de um plano de negócios efetivo e as competências genéricas para análise e uma primeira abordagem à construção do mesmo.
Pretende-se, assim, que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o referido processo.
Programa
I INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
II - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores e empreendedores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
III O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. O modelo de negócio (A Tela de Negócios).
IV O PLANO DE NEGÓCIOS
1. As partes componentes do plano de negócios
2. A apresentação do plano de negócios.
V ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Visão e missão.
2. Análise externa (geral e da indústria).
3. Análise interna.
4. Análise SWOT.
5. Estratégias genéricas.
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
1. Conceitos genéricos de Marketing.
2. Estudo de mercado.
3. Segmentação.
4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
5. A marca.
6. O marketing-mix.
VII A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
1. As empresas singulares.
2. As sociedades.
3. As formalidades da criação da nova empresa.
VIII ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução)
1. A atividade da empresa.
2. Demonstrações financeiras.
3. Rácios de análise económico-financeira.
IX - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)
1 Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Realização de um trabalho de grupo. Os alunos ficam aprovados com classificação igual ou superior a 9,5 (nove e meio) valores.
Avaliação por Exame - Época Normal: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Avaliação por Exame - Época Recurso: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Bibliografia
- Pigneur, Y. e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócios. Alfragide: D. Quixote
- Santos, J. e Serra, F. e Ferreira, M. (2010). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
Método de Ensino
Seminários em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de estudo de casos que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios (esboços) dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aula
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº225 de 25/07/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)