Instalações Elétricas e Manutenção Industrial

Português

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11062/2017 - 25/09/2017 + Decl. Rectif. nº 359/2018 de 11 de Maio

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 52,50 TP , Cód. 62731.

Docente(s)
- Ana Catarina Mendes Garcia (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os estudantes devem:
1- Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral;
2- Aplicar adequadamente as estratégias de comunicação para estruturar a experiência e explicar a realidade;
3- Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
4- Analisar criticamente os diversos discursos;
5- Adquirir métodos e técnicas de pesquisa;
6- Dominar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;
7- Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação;
8- Dominar e adequar o discurso aos diversos contextos comunicativos.

Programa
1- A Língua e a Comunicação
1.1- As estruturas comunicacionais;
1.2- Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
1.3- Variação Linguística;
1.4- Código oral e código escrito;
1.5- A Gramática na comunicação (sintaxe frásica);
1.6- Fontes de enriquecimento lexical (neologismos, estrangeirismos, abreviaturas);
1.7- A semântica/relações de significação.

2- Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita
2.1- Texto utilitário;
2.2- Texto argumentativo;
2.3- Texto explicativo-descritivo;
2.4- Texto expositivo-informativo;
2.5- Coesão e coerência textual.

3- Metodologia de Projeto
3.1- Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico;
3.2- Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;
3.3- Produção de fichas de leitura;
3.4- Resumo, síntese e relatório.

4- Práticas de compreensão e expressão oral
4.1- Colóquio/Debate;
4.2- Leituras interpretativas.
4.4- Apresentação oral.

5- Pragmática Linguística
5.1- Dimensão interlocutiva da linguagem;
5.2- O que é dito o que é comunicado.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os estudantes deverão participar em 70% das aulas):
- Frequência (60%);
- Trabalhos realizados em contexto de aula (20%);
- Trabalho escrito e apresentação oral (20%).
Os alunos só serão dispensados de exame se, a qualquer um dos elementos de avaliação (todos obrigatórios), a nota não for inferior a 8 (oito) valores e a média deles for igual ou superior a 9,5 valores.

Avaliação periódica (alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos legais):
- Exame escrito (100%)

Avaliação por exame (época normal, recurso, época especial) e Melhoria:
- Exame escrito (100%)

Bibliografia
- Cunha, C. e Cintra, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo, 3ª ed. Lisboa: Sá da Costa
- Estrela, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa, 1ª ed.. Lisboa: Dom Quixote
- Leite, S. e Tavares, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa, 1ª ed.. Lisboa: Planeta
- Pinto, M. e Lopes, M. e Azeredo, M. (2015). Gramática Prática do Português, 1ª ed.. Lisboa: Raiz Editora

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de novembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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