Gestão de Turismo

Operação Turística e Sistema de Reservas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 612514.

Docente(s)
- Sónia Carla Fidalgo Pais (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
- Fornecer conceitos teóricas que permitam aos alunos compreender a distribuição turística atual.
- Fornecer ferramentas, aos alunos, que lhes permitam vir a desenvolver funções nas empresas ligadas à distribuição turística.
- Compreender as várias funções e características da oferta e procura turística.
- Desenvolver a criação de pacotes turísticos.
- Conhecer e saber usar os principais sistemas integrados de gestão usados pela distribuição turística.

Programa
1. A procura, a oferta e o produto turístico:

1.1 Procura efetiva e procura suprimida
1.2 Fatores influenciadores da procura
1.3 Oferta primária e original
1.4 Oferta derivada e construída
1.5 Composição dom produto turístico
1.6 Ciclo de vida do produto

2. Operadores turísticos e agências de viagens:

2.1 Definição e breve resenha histórica dos operadores turísticos
2.2 Definição e breve resenha histórica das agências de viagens
2.3 Online Travel Agencies (OTA)

3. Programação de pacotes turísticos

3.1 Tipologias de programas
3.2 Fases da construção de pacotes turísticos
3.3 Elementos necessários para a construção de pacotes turísticos
3.4 Recolha e tratamento de informação

4. Sistemas integrados de gestão da distribuição turística:

4.1 Motores de busca de reservas
4.2 Internet e turismo



Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consistirá no desenvolvimento de um trabalho e teste escrito individuais.
O trabalho prático terá uma ponderação de 35% da avaliação final e será desenvolvido tendo como base o ponto 4 deste programa.
O teste escrito servirá pra aferir os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e terá uma ponderação de 50%.
Os restantes 15% serão atribuídos em função da assiduidade e participação em aula.

Bibliografia
- Abranja, N. e Magalhães, C. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel
- Archer, J. (2003). Manual of Travel Agency Practice. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Chan, N. (2011). Circuitos turísticos - Programación y Cotización.. Buenos Aires: Ediciones Turísticas de Mario Banchik
- Holland, J. e Leslie, D. (2017). Tour Operators and Operations. Wallingford: CABI

Método de Ensino
As aulas teórico-práticas terão como finalidade munir o aluno com ferramentas e conhecimentos essenciais necessários para exercer funções no setor da atividade específica das agências de viagens e turismo.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams; Zoom

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado