Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL , Cód. 60027.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudo
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca
Programa
          1.	Princípios do marketing (história e ética empresarial); 
2.	Análise de mercado;
3.	Segmentação e Posicionamento;
4.	Políticas de marketing;
5.	O plano de marketing;
6.	Gestão da Marca.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: 
A avaliação continua é constituida por duas componentes: um trabalho prático (C1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores e um teste escrito (C2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (CF=0,40C1+0,60C2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos componentes de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações C1 ou C2.    
O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação contínua, tendo que se submeter a avaliação por exame. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois componentes de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores. 
 
Avaliação não contínua:  
A avaliação não contínua é constituída por um teste escrito (100%), realizado sem qualquer elemento de consulta. 
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores. 
Bibliografia
          - Celeste, P.  e M, L. (2022). Marketing Performance - 80 métricas de marketing e vendas. Lisboa:  Clube do Autor
- Chernev, A. (2018). Strategic Marketing Management. USA:  Cerebellum Press
- Ferreira, J. (2019). Controlo de Gestão em Marketing. Lisboa:  Actual
- Keller, K.  e Georgson, M. (2008). Strategic Brand and Management - An European Perspective. UK:  Prentice Hall
- Kotler, P. (2018). Principles of Marketing. UK:  Prentice Hall
- Maçães, M. Marketing Estratégico. Lisboa:  Actual
- Vicente Rodrigues, J.  e Lévy, J.  e Lindon, D.  e Dionisío, P. (2018). Mercator 25 Anos  - MArketing na Era DigitalTeoria e Prática. Lisboa:  Publicações Dom Quixote
Método de Ensino
          O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















