Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 de 12/11/2021 + Despacho n.º 2436/2023 de 17/02/2023
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP , Cód. 601615.
Docente(s)
            - Daniel Nunes da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos de Excel e SPSS.
Objetivos
          1. Definir problemas de investigação.
2. Compreender as normas éticas e deontológicas em investigação. 
3. Definir planos de pesquisa e saber operacionalizar variáveis. 
4. Conduzir autonomamente todas as fases da pesquisa.
5. Analisar dados quantitativos e qualitativos.
6. Saber como divulgar os resultados.
ODS4. Educação de qualidade.
Programa
          1. Definição e conceptualização de um problema de investigação: 
1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa. 
1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos. 
1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho. 
2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos.
3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis:
3.1. Seleção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação.
3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais. 
4. Preparação logística da pesquisa: 
4.1. Gestão de participantes. 
4.2. Organização logística. 
4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados. 
5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. 
6. Divulgação dos resultados da pesquisa: 
6.1. Escrita de artigo científico. 
6.2. Apresentação e defesa do artigo cientifico 
Todo o conteúdo programático permite atingir o ODS 4.
Metodologia de avaliação
          A avaliação da unidade curricular é efetuada através da elaboração de um artigo científico a valer 100%.
Obrigatoriedade de presença em aula, sendo que em 3 faltas injustificadas ao discente é proposto a exame.
O exame e consequentes momentos de avaliação são efetuados através prova escrita que envolve uma parte escrita e outra prática.
Bibliografia
          - Bos, J. (2020). Research Ethics for Students in the Social Sciences. Utrecht:  Springer
- Fortin, M. (2000). O processo de investigação: Da concepção à realização. Lisboa:  Lusociência
- Gomes, J.  e Cesário, F. (2014). Investigação em Gestão de Recursos Humanos. Lisboa:  Escolar Editora
- Mackay, I. (1994). 35 Questionários de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa:  Monitor
Método de Ensino
          1. Aulas teóricas: Explicação, reflexão e aplicação dos conteúdos sobre investigação; análise de dados, com metodologias expositivas e participativas. 
2. Aulas práticas: monitorização do processo de investigação.
3. Orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
          SPSS.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















