Publicação em Diário da República: Despacho n.º 5958/2024 de 27/05/2024
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP , Cód. 60428.
Docente(s)
- Edgar Ferreira Enes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O objetivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência teórico-prática, dos vários conteúdos programáticos. O aluno no final da Unidade Curricular deverá entender, compreender e aplicar conceitos gerais de gestão de uma organização. Espera-se que os alunos consigam:
- Desenvolver uma atitude de gestão através do conhecimento da evolução histórica da teoria das Organizações;
- Compreensão e estruturação do processo de deteção da Administração por Objetivos;
- Definição de critérios para avaliação do Controlo da Qualidade e da Produtividade;
- Desenvolvimento dos instrumentos de análise financeira necessários para que exista equilíbrio financeiro,
rentabilidade e autofinanciamento;
- Identificação dos Clientes-Alvo e das variáveis do Marketing-Mix;
- Compreensão do papel dos Recursos Humanos e sua Motivação como estratégia principal na Liderança e a Gestão do Pessoal.
Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa? um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objetivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objetivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Tático
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Seleção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objetivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Realização de dois testes de avaliação, cuja média dos dois terá uma ponderação de 50% cada na avaliação final. Os alunos obterão aprovação com classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por Exame - Época Normal: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Avaliação por Exame - Época Recurso: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Bibliografia
- Arnold, ,. e Chapman, S. (2000). Introduction to Materials Management. EUA: Prentice Hall.
- Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão, uma abordagem sistémica. Lisboa: Editorial Verbo
- Trigo, V. e António, N. (1991). Pequenas Empresas Sucessos e Insucessos. Lisboa. : Edições Sílabo
Método de Ensino
- Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica através da resolução de casos práticos e consulta de trabalhos relacionados com cada um dos temas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 26 de julho de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)