Publicação em Diário da República: Despacho n.º 5958/2024 de 27/05/2024
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 60421.
Docente(s)
- Maria de Fátima Matos Navalho Silva Peixoto (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos devem:
1- desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral;
2- aplicar adequadamente as estratégias de comunicação para estruturar a experiência e explicar a realidade;
3- produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
4- analisar criticamente os diversos discursos
5 - adquirir métodos e técnicas de pesquisa
6- dominar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
7 - reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação
8 domínio e adequação do discurso aos diversos contextos comunicativos.
Programa
1.A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
1.5. A Gramática na comunicação (sintaxe frásica)
1.6. Fontes de enriquecimento lexical (neologismos, estrangeirismos, abreviaturas)
1.7. A semântica/relações de significação
2. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita.
2.1.Texto utilitário
2.2.Texto argumentativo
2.3.Texto explicativo-descritivo
2.4.Texto expositivo-informativo
2.5.Coesão e coerência textualC3.Metodologia de Projeto.
3.Metodologia de Projeto.
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
3.2.Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
3.3.Produção de fichas de leitura
3.4.Resumo, síntese e relatório
4.Práticas de compreensão e expressão oral
4.1.Colóquio/Debate
4.3.Leituras interpretativas
4.4.Apresentação oral
5.Pragmática Linguística
5.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
5.2. O que é dito o que é comunicado
Metodologia de avaliação
- Avaliação Contínua: Frequência (50%) + Trabalhos realizados em contexto de aula (25%)+Trabalho escrito e apresentação oral (25%)
- Os alunos só serão dispensados de exame se, a qualquer um dos elementos de avaliação, a nota não for inferior a 8 (oito) valores e a média deles for igual ou superior a 9,5 valores.
- Exame escrito (100%)
Bibliografia
- CINTRA, L. e CUNHA, C. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- LOPES, M. e PINTO, M. e AZEREDO, M. (2015). Gramática Prática de Português. Lisboa: Raiz Editora
- TAVARES, S. e LEITE, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- TAVARES, S. (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa, Portugal: Esfera dos Livros
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 26 de julho de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)