IPT Logotipo do IPT

Animação e Modelação 3D

Desenho de Modelo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 62405.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Saber desenhar modelos estáticos e em movimento, objetos e corpo humano adequando técnicas e materiais à sua representação.

b)Dominar o uso dos elementos gráficos do desenho: ponto, linha e mancha, em articulação com a representação para criar sugestões de profundidade, texturas, materiais e movimento, contribuindo para melhorar as noções de modelação 3D;

c)Obter um conhecimento básico da anatomia do corpo humano, que facilitando maior correção no desenho de figuras permita também perceber possibilidades criativas no campo da animação.

Programa
1 - A relação entre o modelo e a representação:
- visão, percepção e representação;
- o modelo, a cópia e a representação;

2 - Desenho de modelo:
- sombras própria e projetada - a relação entre os volumes, a iluminação e o claro-escuro;
- posicionamento da figura no campo da representação;
- escala, proporções e os cânones clássicos;
- texturas,
- acentuações prespécticas - os"escorços",
- registo rápido de figuras em movimento;

3 - Conceitos básicos de anatomia humana:
3.1 - A estrutura óssea do corpo humano;
3.2 - A morfologia muscular do corpo humano;
3.3 - A cabeça e o rosto;

4 - Breves noções de retrato e auto-retrato.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua desenvolvida por exercícios teórico-práticos executados nas aulas, nos quais são aplicados os conhecimentos adquiridos (70%).
Acrescem exercícios realizados em casa (20%) e a assiduidade nas aulas (10%).

A avaliação por exame implica o desenvolvimento dos exercícios solicitados no decorrer das aulas e a sua apresentação ao docente.

Bibliografia
- Gordon, L. e , . (1987). Desenho Anatómico. - Lisboa: Editorial Presença
- Molina, J. (2006). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra
- Rubins, D. (1976). The Human Figure. An Anatomy for Artists.. N. York, USA: Penguin Books

Método de Ensino
- Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.D.
e
- Aquisição de conteúdos através da análise crítica de exemplos e da realização de exercícios teórico-práticos de aplicação desses mesmos conteúdos.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado