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Animação e Modelação 3D e Jogos

Arte Digital

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 65439.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos avançados de informática na ótica do utilizador
Inglês Nível B2

Objetivos
A. Compreender os fundamentos do design de interfaces para jogos;
A.1. Analisar menus de jogos, identificando diferentes estilos e funcionalidades
B. Aplicar a teoria da cor e princípios básicos de design em interfaces;
B.1. Compreender o círculo cromático, harmonias de cor e a psicologia das cores;
B.2. Aplicar os princípios de proximidade, alinhamento, repetição e contraste no design de interfaces;
C. Desenvolver habilidades práticas no uso de Photoshop e Illustrator na criação de elementos visuais;
C.1. Utilizar ferramentas digitais de criação e tratamento de imagens digitais;
D. Criar protótipos interativos de menus;
D.1. Criar protótipos interactivos e realizar teste de usabilidade.

Programa
1. Design de Interfaces
1.1. Conceitos de Design de Interfaces;
1.2. UX/UI;

2. Teoria da Cor
2.1. Círculo Cromático;
2.2. Harmonia das Cores;
2.3. Psicologia das Cores;

3. Princípios Básicos de Design
3.1. Composição Visual;
3.2. Proximidade; Alinhamento; Repetição e Contraste;

4. Conceitos fundamentais de imagem digital
4.1. Edição e tratamento de bitmaps;
4.2. Edição de cor;
4.3. Criação de desenho vectorial;

5. Prototipagem
5.1. Organização e exportação de arquivos;
5.2. Criação de protótipos interactivos;
5.3. Testes de usabilidade

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:

30% Mini-Trabalho Criação de Menu (nota mínima 7 valores);
50% Trabalho prático final individual com apresentação/defesa (nota mínima 7 valores);
20% Participação em Aula

Avaliação por Exame:
100% Trabalho prático com apresentação/defesa


O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Dewis, G. (2014). The Photoshop Workbook: Professional Retouching and Compositing Tips, Tricks, and Technique. : Peach Pit
- Galitz, W. (2007). The Essential Guide to User Interface Design. Indianapolis: Wiley Publiching
- Heller, E. (2014). A psicologia das Cores. Barcelona: Garamond
- Malley, B. (2014). Adobe Master Class: Advanced Compositing in Photoshop: Bringing the Impossible to Reality with Bret Malley. : Adobe

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; Adobe XD

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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