Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 65438.
Docente(s)
- Valter Alexandre Guia Sepulveda Mineiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A. Utilizar ferramentas digitais de tratamento e melhoramento de áudio;
A.1. Captar, editar, misturar e exportar ficheiros áudio para audiovisual e jogos;
B. Conhecer os princípios fundamentais de teoria e composição musical;
B.1. Reter conceitos que permitam compor efeitos e ambientes musicais.
C. Conceber e gerar ambientes e efeitos sonoros para audiovisual e jogos;
C.1. Gerar e editar ficheiros áudio para audiovisual e jogos;
Programa
1. Edição e tratamento de áudio
1.1 Ferramentas
1.2 Efeitos e equalização
2. O Processo de gravação
2.1 Ferramentas e Equipamentos
3.Fundamentos da teoria musical
3.1 Escalas e Acordes
4. O áudio de um Jogo Digital
4.1 Conceitos e Estruturas
5. Conceção de efeitos sonoros interativos e música não-linear
5.1 Sonoplastia
5.2 Efeitos Sonoros
Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
Realização de 4 trabalhos práticos com peso de 25% cada, com nota mínima de 7 valores.
Avaliação exame
Realização de 4 trabalhos práticos com peso de 25% cada, com nota mínima de 7 valores (mesmo enunciado da avaliação contínua)
Bibliografia
- Schoenberg, A. (2015). Fundamentals of Musical Composition. : Amazon
- Thomas, C. (2015). Composing Music For Games. : Routledge
- Williams, D. e Lee, N. (2018). Emotion in Video Game Soudtracking. : Springer International Publishing AG
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Adobe Audition; Audacity; Bandlab
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)