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Animação e Modelação 3D e Jogos

História, Cenários e Personagens

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 65435.

Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno deverá ter a capacidade de modelar personagens simples em 3D, implementação de texturas e criar texturas para o mesmo. Por fim, aplicando essa mesma personagem em diferenciadas abordagens de conceitos de cenários digitais possíveis.

Programa
1. Conceptualização
1.1. Pesquisa de referências;
1.2. Criação dos moodboards;
1.3. Concept Art.
2. Modelação 3D
2.1. Planificação das personagens (Blueprints);
2.2. Modelação 3d das personagens e cenários.
3. Texturização
3.1. Aplicação de texturas nas personagens com os UV’s;
3.2. Aplicação de texturas nos objetos com os UV’s.
4. Iluminação
4.1. Aplicação de luzes corretas para criação de determinadas emoções;
5. Render
5.1. Sequência de renders e seus parâmetros adjacentes para cada conceito.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Projeto Final (100%).

Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de um Projeto Final (100%).

Avaliação por Exame:
- Projeto Final (100%).

O aluno obtem aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Aguiar, F. (2005). Modelagem de Personagem para Jogos com 3ds max 8. -: Érica
- Beane, A. (2012). 3D Animation Essentials. Inglaterra: Sybex; 1st edition
- Chong, A. (2007). Basics Animation: Digital Animation. Inglaterra: AVA Publishing; 0 edition
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists . Inglaterra: 3D Total
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
- Roberts, S. (2011). Character Animation Fundamentals: Developing Skills for 2D and 3D Character Animation. (pp. 456). Inglaterra: Routledge; 1st edition
- Su, H. e Zhao, V. (2011). Alive Character Design: For Games, Animation and Film. Inglaterra: Gingko Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Kanvas, Illustrator, Autodesk 3Ds Max, Blender, Photoshop, Krita, Gimp.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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