Publicação em Diário da República: Despacho nº 7835/2019 de 05/09/2019
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 608012.
Docente(s)
- Maria Teresa da Luz Silveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de identificar os métodos instrumentais que envolvem absorção e emissão de energia, assim como a sua utilização em análise instrumental quantitativa. Devem, ainda, ser capazes de aplicar estas técnicas em trabalhos laboratoriais de aplicação prática.
Programa
1. Espectrofotometria do visível e ultravioleta. Absorção da radiação. Lei de Lambert e Beer. Desvios químicos da lei de Beer
Nomenclatura em espectrofotometria. Ordem de grandeza das concentrações e outras grandezas Apresentação gráfica dos dados. Tipos de espectrofotómetros. Componentes dos espectrofotómetros e suas funções. Desvios instrumentais à Lei de Beer. Aplicações de Espectrofotometria do ultravioleta e visível. Análise qualitativa. Identificação de espectros. Análise quantitativa: curva de calibração e método absoluto. Métodos da adição de Padrão.Titulações fotométricas.
2. Fotometria de emissão de chama. Princípios teóricos: Espectro de emissão; Mecanismo de dissociação; Intensidade das riscas espectrais atómicas. Sistemas instrumentais: componentes de um fotómetro de chama de emissão e suas funções. Diferentes tipos de fotometria de chama de emissão. Fotometria de chama direta e Fotometria de chama indireta. Tipos de interferência:Espectral, emissão de fundo, auto-absorção, ionização química e efeito da matriz. A fotometria de chama em Química Analítica: precisão, exatidão, limite de deteção e sensibilidade em fotometria de chama de emissão. Métodos de cálculo: Curva de Calibração e método da adição de padrão interno.
3. Espectroscopia de absorção atómica. Fundamentos teóricos: mecanismo de absorção e atomização, população atómica e lei de Lambert-Beer. Equipamentos: fontes para absorção atómica; tipos de chama; sistemas de atomização e queimadores. Exatidão, precisão, sensibilidade e limite de deteção em absorção atómica.Interferências. Análise qualitativa. Análise quantitativa: métodos de cálculo-curva de calibração e adição de padrão interno.
4. Espectrometria de IV. Fundamentos teóricos. Equipamentos
Espectros de IV: nomenclatura de bandas; região de impressão e zonas de absorção típicas. Identificação de espectros.
Trabalhos práticos laboratoriais
1.Determinação espectrofotométrica do pKa do indicador verde de bromocresol.
2.Determinação turbidimétrica do teor em sulfatos numa água.
3.Determinação do potássio numa água por Fotometria de Chama de Emissão.
4.Traçado de espectros por espectrometria IV.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
A aprovação na componente prática (P) da unidade curricular depende da execução experimental de todos os trabalhos práticos e da entrega dos respetivos relatórios.
A componente teórico-prática (TP) será avaliada com dois testes escritos, um sobre os capítulos 1 e 2 e outro sobre os capítulos 3 e 4.
A classificação final (CF) será calculada através de
CF = 0,5P + 0,5TP
A avaliação em exame, em qualquer das épocas, contará com a mesma metodologia consistindo num teste escrito que incidirá sobre todos os capítulos.
Para aprovação os alunos deverão ter uma CF mínima de 10 valores.
Bibliografia
- Gonçalves, M. (2001). Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. Análise Quantitativa.. Lisboa: Fundação Caloute Gulbenkian
- Grouch, S. e Holler, F. e Skoog, A. (2006). Principles of Instrumentation Analysis. New York: Brooks/Cole
- Rouessac, A. e Rouessac, F. (2007). Chemical Analysis: Modern Instrumentation Methods and Techniques. New York: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde são leccionadas os conteúdos programáticos propostos, e aulas práticas laboratoriais com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 32/2024 de 11/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)