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Ano Letivo: 2022/23

Território e Proteção Civil

Sensibilização e Informação Pública

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 203010.

Docente(s)
- Gisela Maria Graça de Oliveira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
No final do módulo os alunos terão de saber aplicar os conhecimentos adquiridos em situações de monotorização dos riscos no âmbito da sensibilização e informação à população, através do planeamento da Comunicação. Terão também de conseguir identificar e gerir os seus próprios estados emocionais e dos outros durante uma situação de emergência, de forma a evitar situações que comprometam o sucesso da resolução das operações.

Programa
1 – A Proteção Civil e os Agentes
•O que é a Proteção Civil – como esclarecer a população?
•Prevenir para quê e por quê?
•Quem são os sete principais agentes de Proteção Civil?
•Quem tem o “dever de colaborar” em matéria de proteção civil?
2 – Riscos e responsabilidade coletiva
•Os riscos;
•Responsabilidade coletiva;
•O que é um acidente grave e uma catástrofe?;
•O que são situações de alerta, contingência, calamidade, estados; de sítio e de emergência?;
•Quem decide, determina e declara?;
•Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
•A política de proteção civil;
•O envolvimento do cidadão na sua própria segurança.
3 – Informação Vs. Comunicação
•De que falamos quando falamos de sensibilização e informação?
•Prevenção e comunicação do Risco;
•Mensagens e abordagem interpessoal;
•Meios de informação e comunicação
4 – Informação ao público sobre Proteção Civil
•Informação permanente e Avisos à população
•Os 4 princípios das mensagens eficazes
•Princípio 1: A coerência nas mensagens e gestão padronizada;
•Princípio 2: A legitimidade e a credibilidade;
•Princípio 3: A abrangência de mensagem;
•Princípio 4: Sustentabilidade da informação;
•Boatos e Rumores.
5 – O Risco
•O Risco;
•O Risco e a Comunicação;
•O Risco e a sua Perceção;
•O Risco e a sua gestão.
6 – Os Planos de Emergência
•Planos de Emergência;
•Planear a Informação e a Comunicação;
•Planos de Comunicação – realização e exercícios;
•Por que é que a mensagem é tão importante?
•Como o público pode interpretar uma mensagem;
•Construir mensagens eficazes: mapas de mensagens;
•Outras recomendações práticas: conteúdo, linguagem, formato.
7 – Dinamização dos Planos de Emergência
•A dinamização do Plano de Emergência e a Sensibilização Pública;
•O papel da Junta de Freguesia junto da população;
•A Educação para o Risco;
•Dinamização do Plano de Emergência Familiar;
•Voluntariado em proteção civil e informação pública.
8 – Medidas de Autoproteção
•Riscos - Medidas de autoproteção - Divulgação;
•Como comunicar as vulnerabilidades, os perigos e os riscos;
•O Alerta e o Aviso.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: teste teórico – peso de 100% - contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão.

Avaliação por Exame: teste teórico – peso de 100%

Para que o estudante seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20, uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova de avaliação teórica. As classificações são apresentadas às centésimas, não havendo lugar a arredondamentos.


Bibliografia
- Damásio, A. (2001). O Sentimento de Si - O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. (Vol. I). (pp. 1-428). Lisboa: Europa America
- Radu, M. e Chabrol, C. (2010). Psicologia da Comunicação e Persuasão. (Vol. I). (pp. 1-364). Lisboa: Instituto Piaget
- Rebelo, F. (2010). Geografia física e riscos naturais. (Vol. I). (pp. 1-215). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
- Vaz Freixo, M. (2013). Teorias e Modelos de Comunicação. (Vol. I). (pp. 1-515). Lisboa: Instituto Piaget
- Wolton, D. (1999). Pensar a Comunicação. (Vol. I). (pp. 1-442). Algés: Difel

Método de Ensino
Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria. Metodologia hermenêutica
e método socrático.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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