IPT Logotipo do IPT

Jornalismo Digital de Proximidade

Jornalismo Multimédia

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20317.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Os estudantes adquirem capacidade para reconhecer e utilizar novas ferramentas de comunicação digital, a maioria gratuitas (1); domínio de novas gramáticas e linguagens decorrentes de plataformas inovadoras (2); capacidade de integração de diversas ferramentas de forma coerente para a construção de narrativas lineares ou não lineares (3); capacidade de criar histórias envolventes a partir de cenários aparentemente pouco atrativos (4). Ficam ainda habilitados a verificar e validar a veracidade de conteúdos publicados online (5).

Programa
1. A nova ecologia dos media
2. Jornalismo híbrido
3. A hipertextualidade e a miríade de pirâmides invertidas
4. O smartphone como ferramenta criativa
5. Narrativas Digitais: multimedia e transmedia
a. Geo-narrativas
b. Narrativas diacrónicas
c. Fotografia
d. Vídeo, micro-vídeo e vídeo vertical
e. Narrativas audio
6. UGC: Conteúdos Gerados pelo Utilizador e Jornalismo Participativo
7. Desinformação: Verificação e validação de conteúdos online
8. Comunicação imersiva
a. Realidade Aumentada
b. Realidade Virtual

Metodologia de avaliação
A definir.

Bibliografia

Método de Ensino
Esta é uma UC prática pelo que o professor apresenta o conteúdo programático e, em seguida, os alunos executam trabalhos para aplicação da matéria lecionada.
Uma parte do trabalho é feita durante as aulas e outra fora do contexto da sala de aula.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado