2 ECTS; 1º Ano, Anual, 16,0 TP , Cód. 20374.
Docente(s)
            - Anabela da Cruz Pereira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          !. Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais.
2. Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
3. Identificar os novos meios de comunicação digital.
4. Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade centrada nas necessidades dos consumidores.
Programa
          1. O poder do marketing digital;
1.1 Canais de comunicação atuais
1.2 Vantagens dos canais digitais
1.3 Evolução e tendências na comunicação de marketing
2. Gestão da presença online e offline, e criação de valor
2.1 Como ser relevante no canais de pesquisa orgânica
2.2 Estratégias de conteúdo, SEO e SEM
2.3 Plataformas de e-commerce
2.4 Ferramentas de análise de presença na web
3. Comunicação eficaz
3.1 Como comunicar com o novo e-shopper
3.2 Principais métricas de marketing digital aplicadas
Metodologia de avaliação
          Aulas teóricas, com métodos expositivos e demonstrativos;
Aulas práticas, com métodos ativos aplicados à análise de casos de estudo e resolução de casos práticos.
Bibliografia
          - Kotler, P.  e Kartajaya, .  e Setiawan, . (2017). Marketing digital 4.0: Moving from the traditional to digital. Hoboken, NJ:  Wiley
Método de Ensino
          Aulas teóricas, com métodos expositivos e demonstrativos;
Aulas práticas, através de métodos ativos aplicados a casos de estudo e à resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Google trends; Hootsuite;
Semrush; Google Ads;
GA4; Google Search Console;
Canva docs; Notion.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















