A Pós-Graduação em Comunicação de Emergência pretende formar profissionais que operam no contexto das organizações para uma eficiente Comunicação em cenários de emergência e de crise, nomeadamente com jornalistas, população em geral e diferentes intervenientes chamados a participar. Serão desenvolvidas competências como informar sobre riscos, vulnerabilidades e formas de mitigação, aspetos que requerem uma comunicação clara, objetiva e fluída, utilizando os meios e os canais mais indicados em cada situação.
A formação é organizada por cinco Módulos (quatro de 25 horas e um de 50 horas), que têm uma contextualização teórica, mas que assentam em aprendizagens baseadas no 'saber fazer', simulando situações concretas. Os Módulos funcionam online, embora o Módulo de MediaTraining tenha sessões presenciais. O curso conclui-se com um Projeto Aplicado, com 50 horas de formação (modalidade presencial, híbrida ou online a decidir, em função da disponibilidade dos formandos).
O curso destina-se preferencialmente a representantes de entidades públicas ou privadas, com funções na área da Comunicação Institucional e Relações Públicas.
São também destinatários preferenciais os comandantes, dirigentes e cordenadores de instituições que integram o Sistema Nacional de Proteção Civil.
Licenciados em Comunicação Social ou Proteção Civil e/ou áreas afins são também destinatários deste curso.
No processo de seriação, terão preferência os candidatos que tenham frequentado (ou estejam a frequentar) e obtido aprovação nas cinco micro-credenciações ministradas pelo IPT com a mesma designação dos Módulos desta PG.
ECTS: 180
Local de Funcionamento: Abrantes.