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Comunicação de Emergência

"Comunicar com Estratégia quando a situação é de Emergência"

 

A Pós-Graduação em Comunicação de Emergência pretende formar profissionais que operam no contexto das organizações para uma eficiente Comunicação em cenários de emergência e de crise, nomeadamente com jornalistas, população em geral e diferentes intervenientes chamados a participar. Serão desenvolvidas competências como informar sobre riscos, vulnerabilidades e formas de mitigação, aspetos que requerem uma comunicação clara, objetiva e fluída, utilizando os meios e os canais mais indicados em cada situação. 

A formação é organizada por cinco Módulos (quatro de 25 horas e um de 50 horas), que têm uma contextualização teórica, mas que assentam em aprendizagens baseadas no 'saber fazer', simulando situações concretas. Os Módulos funcionam online, embora o Módulo de MediaTraining tenha sessões presenciais. O curso conclui-se com um Projeto Aplicado, com 50 horas de formação (modalidade presencial, híbrida ou online a decidir, em função da disponibilidade dos formandos).

O curso destina-se preferencialmente a representantes de entidades públicas ou privadas, com funções na área da Comunicação Institucional e Relações Públicas.

São também destinatários preferenciais os comandantes, dirigentes e cordenadores de instituições que integram o Sistema Nacional de Proteção Civil.

Licenciados em Comunicação Social ou Proteção Civil e/ou áreas afins são também destinatários deste curso.

No processo de seriação, terão preferência os candidatos que tenham frequentado (ou estejam a frequentar) e obtido aprovação nas cinco micro-credenciações ministradas pelo IPT com a mesma designação dos Módulos desta PG. 

        

ECTS: 180
Local de Funcionamento: Abrantes.

Objectivos

O principal objetivo é dotar os formandos da capacidade de gestão da comunicação no processo de gestão das Emergências, assim como do Risco e da Crise. Esta PG pretende proporcionar ainda aos participantes técnicas de comunicação e análise de acontecimentos nas fases de prevenção e planeamento, em situações de emergência e durante a permanência das crises enquanto a normalidade não for reposta. Com esta PG pretende-se desenvolver estratégias para uma comunicação eficaz em situações de Emergência, sendo fator decisivo o treino da comunicação com os Média e, também, a utilização das Redes Sociais.

Saídas profissionais

Profissionais especializados em Comunicação em Situações de Emergência e de Crise, aptos para desenvolverem funções em Corporações de Bombeiros, entidades relacionadas com a Proteção Civil, Câmaras Municipais e outros organismos.

Condições de Acesso

Edição 01 - Data limite prevista para candidaturas: 22/jan/25

Edição destinada apenas a candidatos que tenham obtido aprovação a cinco micro-credenciações ministradas pelo IPT na área de formação até dezembro de 2024: Sensibilização e Informação Pública (3ECTS); Media Training (3ECTS); Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação (6ECTS); Gestão de Redes Sociais (3ECTS); Relações Públicas e Atendimento ao Público (3ECTS). Os candidatos a esta edição deverão, depois de matriculados, solicitar a creditação das micro-credenciações e frequentar a UC de Projeto Aplicado (entre fevereiro e maio de 2025).

A candidatura tem um valor de 60 euros.

No âmbito da parceria entre o IPT e a Escola Nacional de Bombeiros, esta edição tem condições especiais relativas a propinas (valor total de 750 euros), assim como está abrangida pelo Regulamento de Bolsas do IPT. Consultar os Serviços Académicos da ESTA para mais informações.

Edição 02 - Data limite prevista para candidaturas: 09/jan/25

Esta edição destina-se aos candidatos em geral.

Início das aulas previsto para 21 de janeiro, sendo a maioria das UC ministradas online. A UC em Media Training terá uma componente presencial, no Tecnopolo, em Abrantes. Duração de um semestre, devendo os Projetos Finais ser defendidos até final de julho de 2025.

A candidatura tem um valor de 60 euros e as propinas são de 900 euros, podendo ser liquidadas por prestações.

Estes valores são apenas para estudantes nacionais, uma vez que o curso não tem candidaturas abertas para estudantes internacionais.

PROCESSO DE CANDIDATURAS PARA AS DUAS EDIÇÕES

As candidaturas devem ser feitas no portal do IPT.

O valor da candidatura deve ser transferido para o IBAN do IPT e o respetivo comprovativo deve ser enviado por email.

IBAN: PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

Email: servacademicos.esta@ipt.pt

 


Sensibilização e Informação Pública
Relações Públicas e Atendimento ao Público
Gestão das Redes Sociais
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação
Media Training
Projeto Final Aplicado

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail
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