6 ECTS; 1º Ano, Anual, 60,0 TP , Cód. 41371.
Docente(s)
- Raquel Gonçalves Monteiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
- Compreender o papel da cenografia como diálogo entre artes plásticas e artes cénicas, promovendo abordagens interdisciplinares.
- Desenvolver o pensamento conceptual: interpretação de textos, pesquisa de referências, criação de moodboards e propostas conceptuais coerentes.
- Adquirir competências básicas de comunicação visual e espacial, por meio de recursos simples e acessíveis (esboços rápidos, esquemas simples, plantas simplificadas, e leitura de desenhos fornecidos).
- Dominar processos constructivos básicos e materiais de cenografia, incluindo segurança e montagem.
- Integrar iluminação, projecção e acções cenográficas em propostas conjuntas, com compreensão de orçamentos, planeamento de projecto e gestão de equipa.
- Produzir uma maquete física ou virtual como encadeamento do projecto, preparando um portfólio técnico e crítico.
Programa
1 - Introdução à Cenografia
Objectivo: compreender a função da cenografia e o seu papel interdisciplinar.
Conteúdos: definição, história, evolução; diferenças entre cenografia para teatro, cinema, TV e eventos; papel do cenógrafo; análise de cenas com foco em luz e acção; apresentação de casos icónicos.
2 - Processo Criativo e Desenvolvimento de Conceito
Objectivo: traduzir narrativa em conceitos visuais.
Conteúdos: leitura de guião/texto; pesquisa de referências; moodboards; desenvolvimento de proposta conceptual coerente.
3 - Representação Visual Simplificada
Objectivo: comunicar ideias de cenografia de forma clara, sem desenho técnico.
Conteúdos: plantas prontas com legendas, esquemas simples de layout (caixas, setas, cores), recursos visuais (fotos, moodboards), notação básica de espaço, templates simples.
Actividade: elaboração de planta baixa e perspectiva de cenário simples com medidas escaladas.
4 - Materiais, Técnicas e Construção
Objetivo: conhecer materiais, ferramentas e técnicas elementares de construção.
Conteúdos: materiais tradicionais (madeira, tecidos, metais) e contemporâneos (policarbonato, EVA); técnicas de pintura cénica; noções de carpintaria/serralharia; segurança.
5 - Iluminação e Integração de Elementos Cénicos
Objetivo: integrar cenografia com iluminação e projecções.
Conteúdos: interacção luz-cenário, projecções/ mapping, elementos móveis, cenografia virtual/aumentada.
Atividade: planeamento de iluminação para a maquete do módulo anterior.
6- Orçamento e Gestão de Projecto
Objetivo: planear, orçamentar e gerir projetos cenográficos.
Conteúdos: orçamentos, cronogramas, coordenação com equipas, adaptações a restrições.
Atividade: orçamento fictício para cenário de pequeno porte.
7 - Cenografia para Diferentes Media
Objetivo: adaptar técnicas a teatro, cinema, TV, eventos.
Conteúdos: especificidades de cada media, continuidade, visão de público, praticidade de estúdio.
Actividade: reconfigurar o mesmo conceito para duas médias distintas.
8 - Projecto Final e Portfólio
Objetivo: desenvolver projecto integrado e organizar portfólio.
Conteúdos: desenvolvimento de projecto (conceito, desenhos, maquete, orçamento); apresentação oral/escrita; portfólio físico/digital.
Metodologia de avaliação
Bibliografia
- Bablet, D. (1961). Le décor de théâtre. Paris: CNRS
- Balona, A. (2025). Dança Fora de Si. Porto: Dafne Editora
- Banu, G. (1989). Yannis Kokkos, Le Scenographe et le Héron. Paris: Actes Sud
- Barthelmes, C. e Oudsten, F. (2011). Scenography / Szenographie. Stuttgart: Atelier Bruckner
- Boucris, L. (1993). L'Espace en Scène. Paris: Ed.Librairie Théâtrale
- Brook, P. (2008). O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro
- Castanheira, J. (2023). Castanheira Cenografia Stage Design. Lisboa: Caleidoscópio
- Emmanuel, E. (2024). Es Devlin: Sketching Spectacles. Alchemy of stage design. Italy: Torrazza Piemonte
- Haines-Cooke, S. (2009). Frederick Kiesler: Lost in History. Newcastle upon Tyne: Cambridge scholars publishing
- Howard, P. (2009). What is scenography?. London/New York: Routledge
- Kluser, B. e Hegewisch, K. (1998). L'Art de l'exposition. Paris: Editions du regard
- Machado, C. (1993). José Manuel Castanheira, Scénographies 1973-1993. Paris: Centre Georges Pompidou
- Silva, J. (2023). Cristina Reis. Lisboa: Imprensa Nacional
Método de Ensino
Software utilizado nas aulas

















