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Operacionalização das aprendizagens essenciais em Física

Operacionalização das aprendizagens essenciais em Física

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 8,0 PL + 17,0 TP + 3,0 OT , Cód. 40431.

Docente(s)
- Rui Manuel Domingos Gonçalves (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de matemática e física.

Objetivos
Consolidar, aprofundar e ampliar os conhecimentos teóricos dos formandos no domínio da Física, bem como da sua aplicação na explicação de fenómenos. Desenvolver competências de prática laboratorial e experimentação, observação, apresentação de resultados, pesquisa de informação e espírito crítico.
Saber manusear os equipamentos de cálculo e análise de dados experimentais.

Programa
Energia e movimentos. Interações e seus efeitos. Forças e movimentos.
Vibrações e Ondas. Tipos de Ondas: Características das ondas. As Ondas Sonoras: Intensidade do som, Altura do som e velocidade de propagação do som em diversos meios. Ótica geométrica e fenómenos óticos de absorção, reflexão, refração e reflexão total. Ótica ondulatória e difração da luz.
Realização de trabalhos experimentais.
Manuseamento dos equipamentos da Casio, Texas Instruments e NumWorks.

Metodologia de avaliação
A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular nº 3 do CCPFC, de Setembro de 2007.
Realização laboratorial e entrega dos relatórios dos trabalhos experimentais (em grupo) - 50%.
Relatório reflexivo de auto avaliação e questionário de avaliação - 50%

Bibliografia
- Alonso, M. e Finn, E. (2012). Física. (Vol. 1). Lisboa: Escolar Editora
- Jewett, J. e Serway, R. (2004). Princípios de Física - Volume 4, Óptica e Física Moderna. (Vol. 2). Lisboa: Thomson Pioneira
- Serway, R. e Jewett, J. (2004). Princípios de Física - Volume 2, Movimento Ondulatório e Termodinâmica. (Vol. 2). Lisboa: Thomson Pioneira

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas online dos conceitos, princípios e aplicações das leis físicas nos domínios básicos da Física e do funcionamentos dos equipamentos de manipulação dos dados. Aulas laboratoriais com realização de experiências.

Software utilizado nas aulas
Software dos equipamentos da Casio, Texas Instruments e NumWorks.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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