Utilização da Inteligência Artificial no Ensino e Aprendizagem da Matemática

Utilização da Inteligência Artificial no Ensino e Aprendizagem da Matemática

<< voltar ao Plano Curricular

1 ECTS; 1º Ano, Anual, 10,0 TP , Cód. 41411.

Docente(s)
- Maria Cristina Oliveira da Costa (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Desenvolver conhecimentos e competências sobre ferramentas de Inteligência Artificial
Utilizar ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao ensino e aprendizagem da matemática.
Promover o espírito crítico dos participantes face aos desafios relacionados com a utilização da Inteligência Artificial
Sensibilizar para as questões éticas relacionadas com a Inteligência Artificial

Programa
Estrutura curricular

1. Introdução
1.1. Intelige?ncia artificial e suas implicac?o?es na educac?a?o
1.2. Mas, afinal, o que é IA?
1.3. Principais ferramentas de IA utilizadas em matemática
1.4. IA generativa e suas potencialidades para a educac?ão
1.5. Como incorporar IA generativa no ensino e aprendizagem da Matemática?
1.6. Ética e inteligência artificial

2. Introdução a ferramentas de IA (e.g., ChatGPT ou Gemini)
2.1 O que são estas ferramentas
2.2 Como funcionam estas ferramentas?
2.3 Exploração de assistentes personalizados

3. Aplicações de ferramentas de IA no ensino da Matemática
3.1. Entendimento sobre o que é uma “prompt” e exemplos de prompts úteis
3.2. Resolução de problemas básicos de cálculo de áreas e volumes
3.3. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares
3.4. Cálculo de domínios, contradomínios de funções e sua representação gráfica
3.5. Resolução de Problemas de trigonometria
3.6. Resolução de problemas de estatística descritiva
3.7. Problemas de cálculo combinatório
3.8. Problemas de Probabilidades
3.9. Construção de pequenas rotinas em Phyton

4. Discussão sobre questões éticas, desafios e potenciais obstáculos na utilização de plataformas de IA no ensino da matemática, assim como de soluções para superá-los

Metodologia de avaliação

Bibliografia
- European Commission, Directorate General for Research and Innovation, . (2025). Living guidelines on the responsible use of generative AI in research. Acedido em 7 de novembro de 2025 em https://research and innovation.ec.europa.eu/document/download/2b6cf7e5-36ac-41cb-aab5-0d32050143dc_en?filename=ec_rtd_ai-guidelines.pdf

Método de Ensino
Este curso rege-se por um modelo pedagógico concebido para o ensino híbrido, ou seja, presencial, com a possibilidade de transmissão por videoconferência. Serão colocados problemas com vista a uma análise crítica sobre o uso de ferramentas de IA.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado