6 ECTS; 1º Ano, Anual, 60,0 TP , Cód. 41371.
Docente(s)
- Raquel Gonçalves Monteiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
- Compreender o papel da cenografia como diálogo entre artes plásticas e artes cénicas, promovendo abordagens interdisciplinares.
- Desenvolver o pensamento conceptual: interpretação de textos, pesquisa de referências, criação de moodboards e propostas conceptuais coerentes.
- Adquirir competências básicas de comunicação visual e espacial, por meio de recursos simples e acessíveis (esboços rápidos, esquemas simples, plantas simplificadas, e leitura de desenhos fornecidos).
- Dominar processos constructivos básicos e materiais de cenografia, incluindo segurança e montagem.
- Integrar iluminação, projecção e acções cenográficas em propostas conjuntas, com compreensão de orçamentos, planeamento de projecto e gestão de equipa.
- Produzir uma maquete física ou virtual como encadeamento do projecto, preparando um portfólio técnico e crítico.
Programa
1. Introdução à Cenografia
Objectivo: Compreender a função da cenografia e o seu papel interdisciplinar nas artes performativas.
Conteúdos: Definição e história da cenografia; a evolução da prática cenográfica; diferenças entre teatro, cinema, televisão e eventos; o papel do cenógrafo na equipa criativa; análise de cenas com foco na relação entre espaço, luz e acção; apresentação e discussão de casos de estudo icónicos.
2. Processo Criativo e Desenvolvimento de Conceito
Objectivo: Desenvolver a capacidade de traduzir uma narrativa textual em conceitos visuais e espaciais.
Conteúdos: Leitura e análise de guião; metodologias de pesquisa de referências visuais e contextuais; criação de moodboards; técnicas de brainstorming e desenvolvimento de uma proposta conceptual coerente.
3. Representação Visual Simplificada
Objectivo: Adquirir competências para comunicar ideias cenográficas de forma clara e eficaz, sem recurso a desenho técnico avançado.
Conteúdos: Interpretação e uso de plantas simplificadas; criação de esquemas de layout básicos (símbolos, setas, cores); uso de recursos visuais (fotografias, colagens) na comunicação de ideias; noções básicas de anotação espacial; utilização de templates.
4. Materiais, Técnicas e Construção
Objectivo: Conhecer materiais, ferramentas e técnicas elementares de construção cenográfica.
Conteúdos: Propriedades e usos de materiais tradicionais e contemporâneos; introdução a técnicas básicas de pintura cénica; noções fundamentais de carpintaria e serralharia cénicas; normas de segurança em oficina e estúdio.
5. Iluminação e Integração de Elementos Cénicos
Objectivo: Compreender a integração da cenografia com a iluminação e outros elementos cénicos.
Conteúdos: A interacção fundamental entre a luz e o cenário; introdução às projecções e videomapping; noção de elementos cenográficos móveis e mecanizados.
6. Orçamentação e Gestão de Projecto
Objectivo: Adquirir competências básicas para planear, orçamentar e gerir projectos cenográficos.
Conteúdos: Elaboração de orçamentos; criação de cronogramas e planos de produção; coordenação e comunicação com equipas técnicas; estratégias de adaptação a restrições orçamentais e logísticas.
7. Cenografia para Diferentes Média
Objectivo: Adaptar conceitos e técnicas cenográficas às especificidades de diversos media.
Conteúdos: Especificidades conceptuais e técnicas para teatro, cinema, televisão e eventos; noções de continuidade (cinema/TV); a relação com o público/plateia (teatro/eventos); requisitos de praticidade para estúdio e set.
8. Projecto Final e Portfólio
Objectivo: Consolidar todas as competências adquiridas no desenvolvimento de um projecto integrado e na sua apresentação profissional.
Conteúdos: Desenvolvimento completo de um projecto, do conceito à proposta final (incluindo desenhos, maquete e orçamento); técnicas de apresentação oral e escrita; organização e formatação de um portfólio físico ou digital.
Metodologia de avaliação
- Exercícios Práticos ao Longo do Semestre: Conjunto de trabalhos parcelares (moodboard, proposta conceptual, orçamento, plano de iluminação básico). (40%)
- Projecto Final Colectivo: Desenvolvimento e concretização física de um projecto cenográfico real, realizado em grupo. (40%)
-Participação e Assiduidade: Contribuição para o trabalho de equipa, assiduidade e empenho no processo criativo. (20%)
Critérios de Avaliação:
- Criatividade e Desenvolvimento Conceptual: Originalidade, coerência narrativa com o tema e profundidade da pesquisa visual.
- Aplicação Prática e Integração: Capacidade de materializar ideias, sintetizando espaço, luz e acção numa proposta funcional e unificada.
- Trabalho de Equipa e Colaboração: Contribuição efectiva para o projecto colectivo, cooperação e capacidade de integrar diferentes perspectivas.
- Cumprimento de Objectivos: Respeito pelas directrizes conceptuais, funcionais e pelos prazos estabelecidos.
- Evolução e Empenho: Progressão ao longo do semestre, receptividade ao feedback e comprometimento com o processo de aprendizagem.
Bibliografia
- Bablet, D. (1961). Le décor de théâtre. Paris: CNRS
- Balona, A. (2025). Dança Fora de Si. Porto: Dafne Editora
- Banu, G. (1989). Yannis Kokkos, Le Scenographe et le Héron. Paris: Actes Sud
- Barthelmes, C. e Oudsten, F. (2011). Scenography / Szenographie. Stuttgart: Atelier Bruckner
- Boucris, L. (1993). L'Espace en Scène. Paris: Ed.Librairie Théâtrale
- Brook, P. (2008). O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro
- Castanheira, J. (2023). Castanheira Cenografia Stage Design. Lisboa: Caleidoscópio
- Emmanuel, E. (2024). Es Devlin: Sketching Spectacles. Alchemy of stage design. Italy: Torrazza Piemonte
- Haines-Cooke, S. (2009). Frederick Kiesler: Lost in History. Newcastle upon Tyne: Cambridge scholars publishing
- Howard, P. (2009). What is scenography?. London/New York: Routledge
- Kluser, B. e Hegewisch, K. (1998). L'Art de l'exposition. Paris: Editions du regard
- Machado, C. (1993). José Manuel Castanheira, Scénographies 1973-1993. Paris: Centre Georges Pompidou
- Pilbrow, R. (2008). Stage Lighting Design - The Art, The Craft, The Life. London: Design Press
- Silva, J. (2023). Cristina Reis. Lisboa: Imprensa Nacional
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com análise de projectos referenciais e desenvolvimento de projectos pessoais com orientação tutorial contínua.
Software utilizado nas aulas

















