3 ECTS; 1º Ano, Anual, 21,0 TP , Cód. 40411.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
1) adquirir conhecimento sobre este setor;
2) deter ferramentas necessárias à gestão de enoturismo;
3) desenvolver atividades turísticas que permitam imbuir o turista na cultura, nas tradições locais, nos detalhes do sabor e aroma dos vinhos.
Programa
1.Regiões de Enoturismo
2.Património Gastronómico e Enogastromia
3.Técnicas Enológicas
4.Práticas de Certificação dos produtos vitivinícolas
5.Degustações de Vinho
Metodologia de avaliação
Trabalho Prático: área da gestão do enoturismo=100%
Bibliografia
- Gregory , A. e Albuquerque, H. e Freitas, I. (2025). Wine Tourism and Landscapes Challenges and Opportunities for a Sustainable Approach. (Vol. 1). (pp. 1-271). Switzerland: Springer Nature Switzerland
- Hall, C. (2000). Wine Tourism Around the World Development, Management and Markets. . (Vol. 1). (pp. 1-3). London: Taylor & Francis Group
- Marco-Lajara, B. e Sánchez-García, E. e Martínez-Falcó, J. e Millán-Tudela, L. (2024). Strategic Management in the Wine Tourism Industry Competitive Strategies, Wine Tourism Behaviour and New Strategic Tools. (Vol. 1). (pp. 1-229). Berghahn: Springer International Publishing AG
Método de Ensino
a)Aulas teóricas: exposição
b)Temas diversificados com especialistas convidados (enquadrados no contexto de gestão de enoturismo)
c)Trabalho temático prático
Software utilizado nas aulas
Não se aplica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

















