Turismo de Experiências

Antropologia do Turismo

<< voltar ao Plano Curricular

7 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 30887.

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
No final da UC, o estudante deverá ser capaz de:
1)Compreender os fenómenos turísticos no contexto analítico da antropologia do turismo; 2) Analisar as principais teorias antropológicas aplicadas ao turismo de experiências; 3) Identificar o turismo enquanto ritual moderno e prática social; 4) Adquirir aptidões e competências no domínio da antropologia do turismo perante a diversidade cultural através do entendimento do impacto do turismo na construção da identidade em contextos de diversidade cultural e criativa. Também, 5) Perceber as diásporas da interpretação, através da perceção das narrativas turísticas (fronteiras geográficas e simbólicas), e a sua reapropriação pelas comunidades diaspóricas e, por fim, 6) Aplicar métodos antropológicos ao(s) contexto(s) do turismo de experiências.

Programa
1.Perspetivas antropológicas de análise crítica da dimensão cultural do fenómeno turístico
2.Relação dialética: práticas e experiências culturais e turísticas. Diversidade Cultural e Criativa. Apresentação de casos
3.O papel da antropologia na observação do fenómeno do turismo de experiências (turistas e residentes)
4.Antropologia, Performances e diásporas da interpretação (eventos performáticos e performances culturais: cerimónias religiosas, festivais, costumes, festas, celebrações, no contexto de fronteiras geográficas e simbólicas)
5.Agência social, ritual moderno e prática social: narrativas turísticas e construção social
6.Ensaio antropológico aplicado ao turismo de experiências. Casos de estudo

Metodologia de avaliação
a) Aulas práticas: recensões críticas = 10% (baseadas nas temáticas apresentadas
pelos especialistas convidados nos contextos da antropologia e do turismo das experiências
b)Trabalho temático prático = 90%

Bibliografia
- Lackey, J. e Petrie, R. (2024). The Potential for Anthropology and Urban Community Engagement. (Vol. 1). Berghahn: Berghahn Books.
- Korstanje, M. e Gowreesunkar, V. (2025). Anthropology of Tourism: Exploring the Social and Cultural Intersection. (Vol. 1). Nova Jersey: Apple Academic Press.
- Melkert, M. e Walter, V. (2025). Anthropology as a Driver for Tourism Research. (Vol. 1). Berghahn: Garant.
- Perkumien?, D. e Safaa, L. e W., V. e Leal Filho, W. (2025). Tourism and Heritage: Shaping Sustainable and Innovative Futures. Switzerland: Springer Nature Switzerland.

Método de Ensino
a)Aulas teóricas: exposição
b)Aulas práticas: ensaios teóricos
c)Temas diversificados com especialistas convidados nos contextos da antropologia e do turismo das experiências
d)Trabalho temático prático

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado