
7 ECTS; 1º Ano, Anual, 56,0 TP , Cód. 30886.
Docente(s)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Pretende-se que os alunos tenham sensibilidade para perceber a importância dos produtos e experiências turísticas e da
Contribuição que estes podem dar para a preservação e valorização do património enaltecendo e criando atratividade nos destinos turísticos que captem turistas e satisfaçam as suas expectativas, compreendendo a problemática da procura e da oferta turística nos diversos contextos e variáveis, assim como, as tendências dominantes, o perfil do consumidor turístico.
Pretende-se dotar os estudantes com os conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos e experiências turísticas.
Competências:
-Construir produtos e serviços turísticos de qualidade.
-Fornecer as ferramentas de gestão que permitam conceber, desenvolver, promover e inovar novos produtos e serviços turísticos.
-Perceber a identidade e a política estratégica adotada para os principais produtos turísticos de Portugal, a sua imagem, projeção e potencial nos mercados exteriores.
-Compreender os conceitos e reconhecer a importância dos produtos e experiências turísticas para a dinâmica global da atividade turística.
-Identificar e distinguir diferentes tipos de produtos e experiências e conhecer os seus componentes e caraterísticas específicas.
-Analisar e compreender as tendências e desafios ao desenvolvimento de novos produtos e experiências.
-Conhecer os principais produtos e serviços turísticos dos destinos portugueses por regiões.
-Perceber a identidade e a política estratégica adotada para os principais produtos turísticos de Portugal, a sua imagem, projeção e potencial nos mercados exteriores.
Programa
1. Produtos Turísticos
1.1. Recursos e produtos
1.2. O produto no contexto da oferta turística
1.3. Caraterísticas específicas e componentes dos produtos turísticos
2. Produtos turísticos complementares.
3. Experiências Turísticas
3.2. Conceitos de experiência e cocriação em turismo
3.3. Enquadramento na economia das experiências
3.4. Componentes e dimensões da experiência turística
3.5. Tendências e fatores determinantes (autenticidade, criatividade e inovação)
3.6. Intangibilidade, experiências e memórias
3.7. Experiências sensoriais e acessíveis
3.8. Imersão e envolvimento das comunidades locais
4. Noção de destino turístico.
5. O destino e os seus mercados.
5.1. Os elementos e componentes de um destino turístico;
5.2. Destino turístico e perspetiva de negócio;
5.3. O destino e a formação da oferta e da procura;
a) Perfil e modelos de comportamento do consumidor;
b) O processo de decisão: motivadores e fatores determinantes;
c) Principais tendências de consumo;
d) Procura turística e mercados;
e) Processo de desenvolvimento de produtos turísticos.
6. Política e Estratégias definidas para o Turismo e atividade Turística em Portugal - (PENT; Turismo 2015 - Pólo de Competitividade e Tecnologia).
7. A identidade e a estratégia dos destinos turísticos por área regionais.
8. A imagem de Portugal no exterior.
Metodologia de avaliação
1 Atividade / Trabalho (todos os temas do trabalho terão de ser diferentes entre si): 70%
1 Apresentação da Atividade / Trabalho: 30%
Bibliografia
- Binkhorst, E. (2007). Creativity in tourism experiences: the case of Sitges. in Richards, G. Wilson, J. (eds.). Tourism, Creativity, Development. (pp. 125-145). London: Routledge
- HALL, C Michael; COOPER, C. (2012). Contemporary Tourism: an international approach. (Vol. /). /: Goodfellow Publishers
- Jepson, D. Sharpley, R. (2015). More than sense of place? Exploring the emotional dimension of rural tourism experiences. . (Vol. 23). (pp. /-.). Journal of Sustainable Tourism: /
- Paulauskaite, D. Powell, R. Coca-Stefaniak, A. Morrison, A. (2017). Living like a local: Authentic experiences and the sharing economy. (Vol. 19). (pp. 619-628). Journal of Sustainable Tourism: /
Método de Ensino
Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
Exercícios em grupo;
Análise e discussão de artigos e estudos de caso.
Software utilizado nas aulas
Moodle, Teams