
6 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 30883.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A- Adquirir aprofundar conhecimentos e competências metodológicas no domínio da Sociologia e da Sociologia da Cultura.
-Desenvolver conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade no atinente a práticas culturais e de consumo; percecionar o lazer como consumo de tempo improdutivo mas, também, como lógica da distinção e de produção de valor.
B- Apreender e refletir os diversos modos de presença da cultura na vida quotidiana, no que concerne aos estilos de vida, às identidades e ao imaginário e ainda às formas de distinção e conformidade.
C-Refletir e analisar a relação sociedade, cultura e turismo num contexto da Sociedade Global e promover o conhecimento das práticas culturais nas suas diversas vertentes;
D- Identificar na Sociedade oportunidades para o desenvolvimento de práticas turísticas experienciais.
Programa
1. A abordagem da cultura na teoria sociológica:conceitos fundamentais da sociologia da cultura
2. Lugares de Pertença- a questão das identidades culturais;
3. Mudança social e cultural nas sociedades modernas;
4. Culturas no quotidiano; trajetórias e práticas socias;
5. Estilos de vida, identidades e formas do imaginário;
6. A circulação da Cultura; públicos e sua diferenciação;
- Consumo, cultura e indústrias culturais.
- A cultura, o lazer e o turismo; Metaconsumo- distinção/ conformidade
- As lógicas de distinção e conformidade, associadas às práticas socais culturais
- A redescoberta do Local na Era do Global e as práticas sociais.
Metodologia de avaliação
A Avaliação por Frequência, integra:
Uma prova escrita com consulta (40%)
Realização de um trabalho temático com exposição e defesa (60%).
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Avaliação por Exame:
- Ensaio escrito com consulta aprofundando um dos temas do programa (100%)
Bibliografia
- Adorno, T. (1993). The culture industry: selected essays on mass culture, . London: Routledge
- Bourdieu, P. (2010). A Distinção - uma critica social da faculdade do juizo. Lisboa: Edições 70
- Bourdieu, P. (2011). O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70
- Braudrillard, J. (2018). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70
- Melo, A. (2003). Globalização cultural. Lisboa: Quimera
Método de Ensino
Os metodos de ensino consubstanciam uma dualidade no processo de ensino -aprendizagem, na medida em que se realizarão sessões com exposição teórica dos conteúdos programáticos e sessões, integrando metodologias de discussão, reflexão e exposição.
Software utilizado nas aulas
Plataforma de e-learning
Plataforma Microsoft Teams
Powerpoints
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável