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Turismo de Experiências

Sociologia da Cultura

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6 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 30883.

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A- Adquirir aprofundar conhecimentos e competências metodológicas no domínio da Sociologia e
da Sociologia da Cultura.
--Desenvolver conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade no atinente a práticas
culturais e de consumo
- Apreender e refletir os diversos modos de presença da cultura na vida quotidiana, no que
concerne aos estilos de vida, às identidades e ao imaginário;
- Analisar a relação sociedade, cultura e turismo num contexto de Globalização.
- Promover o conhecimento da atividade cultural nas suas diversas vertentes;
-Desenvolver conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade no atinente a práticas
culturais e de consumo
- Identificar na Sociedade oportunidades para o desenvolvimento de práticas turísticas experienciais.

Programa
1. A abordagem da cultura na teoria sociológica:conceitos fundamentais da sociologia da cultura
2. Lugares de Pertença- a questão das identidades culturais;
3. Mudança social e cultural nas sociedades modernas;
4.Culturas no quotidiano; trajetórias e práticas socias;
5. Estilos de vida, identidades e formas do imaginário;
6. A circulação da Cultura; públicos e sua diferenciação;
- Consumo, cultura e indústrias culturais.
- A cultura, o lazer e o turismo;
- A redescoberta do ‘Local’ na Era do Global.

Metodologia de avaliação
A Avaliação por Frequência, integra:
Uma prova escrita com consulta (50%)
Realização de um trabalho temático com exposição e defesa (50%).
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das
Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por
frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Avaliação por Exame:
- Prova escrita- incidindo sobre todo o conteúdo programático (100%)

Bibliografia
- Adorno, T. (1993). The culture industry: selected essays on mass culture, . London: Routledge
- Bourdieu, P. (2011). O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70
- Melo, A. (2003). Globalização cultural. Lisboa: Quimera
- "The Craf Consumer.(2005, 0 de ---). Journal of Consumer Culture, pp. 23-42.

Método de Ensino
Os metodos de ensino consubstanciam uma dualidade no processo de ensino -aprendizagem, na medida em que se realizarão sessões com exposição teórica dos conteúdos programáticos e sessões, integrando metodologias de discussão, reflexão e exposição.

Software utilizado nas aulas
Moodle; Teams, IA.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


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